Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Benefícios do uso de drogas psicodélicas como LSD e ecstasy (foto) em tratamentos para doenças mentais volta debatido no mundo científico.Benefícios do uso de drogas psicodélicas como LSD e ecstasy (foto) em tratamentos para doenças mentais volta debatido no mundo científico.

Tratamento de transtornos mentais

(brpress) – Instituições como Universidade Johns Hopkins retomam debate sobre eficácia de substâncias psicodélicas para depressão e esquizofrenia.  
(brpress) – O surgimento de novas tecnologias, como neuroimagens, proporcionou a retomada de estudos sobre o efeito de drogas alucinógenas no tratamento de transtornos mentais e dependências químicas, como alcoolismo. Pesquisas estão avaliando de que forma essas substâncias afetam o cérebro. Entre os que conduzem estudos na área estão instituições de renome mundial como as americanas Escola Médica de Harvard, Universidade da Califórnia e Universidade Johns Hopkins e a britânica Fundação Beckley. 

Nos anos 60, pesquisas sobre o efeito de drogas alucinógenas no tratamento de transtornos mentais e dependências como alcoolismo eram comuns e financiadas até mesmo por governos. O LSD, que ainda não era um dos ícones do movimento hippie, foi inclusive envolvido em estudos com altos índices de recuperação de alcoólatras.
 
Criminalização

Estas pesquisas ajudaram a estabelecer o campo da psicofarmacologia, que levou os psiquiatras a abandonarem suas técnicas analíticas e considerar o alcoolismo e doenças mentais em termos de desequilíbrio da química cerebral. Porém, com a criminalização do LSD, os financiamentos acabaram e ficaram parados por mais de 40 anos.

Agora, pesquisas confirmam que drogas psicodélicas têm valor terapêutico para diversas condições psiquiátricas incluindo depressão, transtorno obsessivo compulsivo e esquizofrenia. Sabe-se que essas substâncias (LSD, Psilocibina e Mescalina) ativam receptores 5-HT2A em profundas camadas do córtex pré-frontal, alteram células nervosas mediadas pelos neurotransmissores glutamato e dopamina e pode levar à mudanças na força das conexões entre neurônios no córtex e em outras partes do cérebro.
 
A serotonina e a dopamina transportam mensagens pelos circuitos do cérebro envolvidos no temperamento e, aparentemente, drogas psicodélicas ajudam nos sintomas clínicos de transtornos de humor, modulando a atividade das células nestes circuitos e modificando suas conexões.

Ecstasy

Testes recentes mostram que a ketamina, um anestésico com propriedades alucinógenas, pode reduzir sintomas de depressão rápida e efetivamente e o ecstasy pode ser benéfico para pessoas com estresse pós-traumático quando utilizado em parceria com terapias de comportamento.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate