Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

MelancoliaMelancolia

Cannes: conheça os destaques do festival

(brpress) - Festival de Cannes vai apresentar 49 filmes, incluindo novos trabalhos de Woody Allen e Gus Van Sant, exibidos na abertura.

(brpress) – A Avenida Croisette, em Cannes, na França, está se preparando para receber astros, estrelas e amantes do cinema para a 64° edição do Festival de Cannes. O panorama cinematográfico acontece entre 11 e 22 de maio. Robert De Niro é o presidente do júri.

Serão exibidos 49 filmes, dos quais 19 estão na competição. A briga pela Palma de Ouro, maior prêmio do festival, tem fortes concorrentes. Pedro Almodóvar e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne apresentam, respectivamente, La Piel que Habito e Le Gamin au Vélo.

Dos 19 filmes em competição, quatro são dirigidos por mulheres: Hanezu no Tsuki, de Naomi Kawase; Polisse, de Maïwenn; Sleeping Beauty, de Julia Leigh; e We Need to Talk About Kevin, de Lynne Ramsay.

Quanto vale?

Lars von Trier lança o aguardado Melancolia. Nos bastidores do festival, o comentário que circula é de que ele vai cobrar 5 mil libras (cerca de R$ 13 mil) por entrevista.

As produções do diretor dinamarquês sempre são cercadas de controvérsia e pelo jeito, haverá demanda da mídia para ouvir as explicações do cineasta sobre o filme-catástrofe, em que planetas se colidem.

Pitt e Bruni

Seis anos sem estrear um filme, Terrence Malick retorna ao cinema com A Árvore da Vida. Estrelado por Brad Pitt – que deve ir ao festival –, o filme estreia em 23/06 no Brasil.

Na mostra Um Certo Olhar, o filme de abertura é Restless, do habitué em Cannes Gus Van Sant. Dois de seus filmes já lavaram prêmios no festival: Elefante (Elephant, 2003) e Paranoid Park (2007).

A nova comédia romântica de Woody Allen, Midnight in Paris, vai abrir o festival. O elenco tem Owen Wilson, Marion Cotillard e a primeira-dama francesa Carla Bruni. A presença dela é esperada no tapete vermelho, mas de acordo com o Telegraph, Carla pode não aparecer.

O jornal inglês especula que a aparição de Bruni com Nicolas Sarkozy em eventos glamurosos como esse pode piorar a imagem de presidente-celebridade, do qual ele quer se desvincular, devido a planos de se reeleger.

Midnight in Paris estreia no Brasil somente em 07/10.

Brasileiros

O Brasil está representado no festival por Trabalhar Cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas. A produção participa da mostra Um Certo Olhar e trata de uma dona-de-casa que larga os afazeres domésticos para abrir um minimercado.

Os diretores retornam ao festival após levarem, em 2007, o Prêmio Descoberta de melhor curta-metragem da Semana da Crítica do festival, com Um Ramo.

Kubrick

A 64a. edição de Cannes vai prestar uma homenagem ao cineasta Stanley Kubrick. Há 40 anos, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) era exibido no festival. Agora, uma versão restaurada da obra será apresentada. Malcolm McDowell, famoso por seu papel de Alex DeLarge no filme, vai comparecer à exibição.

Além da versão restaurada de Laranja Mecânica, os fãs poderão conferir uma retrospectiva completa da filmografia de Kubrick, conferências e mesas redondas.

Uma exposição sobre a evolução da carreira do diretor ficará em cartaz até 31/07. Os visitantes poderão ver fotos, roteiros e até itens de cenas, como o figurino de macaco, de 2001 – Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968) e o machado usado por Jack Nicholson, em O Iluminado (The Shining, 1980).

Confira os filmes selecionados do Festival de Cannes:

Competição

Drive, de Nicolas Winding RefnHearat Shulayim, de Joseph CedarHanezu no Tsuki, de Naomi KawaseIchimei, de Takashi MiikeLe Gamin au Vélo, de Jean-Pierre e Luc DardenneL’apollonide – Souvenirs De La Maison Close, de Bertrand BonelloLe Havre, de Aki KaurismakiBir Zamanlar Anadolu’da, de Nuri Bilge CeylanMelancolia, de Lars von TrierMichael, de Markus SchleinzerPater, de Alain CavalierPolisse, de MaïwennLa Piel que Habito, de Pedro AlmodóvarSleeping Beauty, de Julia LeighLa Source des Femmes, de Radu MihaileanuThis Must be the Place, de Paolo SorrentinoA Árvore da Vida, de Terrence MalickWe Have a Pope, de Nanni MorettiWe Need to Talk About Kevin, de Lynne Ramsay

Mostra Um Certo Olhar

Arirang, de Kim Ki-dukBonsái, de Cristián JiménezThe Day He Arrives, de Sang-soo HongHalt auf Freier Strecke, de Andreas DresenHors Satan, de Bruno DumontOkhotnik, de Bakur BakuradzeLes Neiges du Kilimandjaro, de Robert GuediguianL’exercice de l’Etat, de Pierre SchoellerLoverboy, de Catalin MitulescuMartha Marcy May Marlene, de Sean DurkinMiss Bala, de Gerardo NaranjoRestless, de Gus Van SantOslo, August 31st, de Joachim TrierSkoonheid, de Oliver HermanusTatsumi, de Eric KhooTrabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco DutraToomelah, de Ivan SenEt Maintenant on Va Ou ?, de Nadine LabakiThe Yellow Sea, de Na Hong-jin

Fora de competição

The Artist, de Michel HazanaviciusUm Novo Despertar, de Jodie FosterLa Conquête, de Xavier DurringerPiratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, de Rob Marshall

Sessões da meia-noite

Wu Xia, de Peter Chan Ho-SunDias de Gracia, de Everardo Gout

Exibições especiais

Labrador, de Frederikke AspockLe Maitre des Forges de L’enfer, de Rithy PanhMichel Petrucciani, de Michael RadfordTous au Larzac, de Christian Rouaud

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate