Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Poderoso

(São Paulo, brpress) - Maior atração do Paulistão entre os pequenos será o atacante Rivaldo, jogando pelo Mogi Mirim. Mais: da África ao Palmeiras. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para BR Ptess

(São Paulo, brpress) – O Paulistão vai começar no dia 15 de janeiro e terminar em 15 de maio. Por tradição, o título ficará provavelmente com um dos quatro grandes. Apenas uma grande zebra impedirá que isso aconteça. Mas esse assunto trataremos nas próximas semanas.

Independente de quem será o campeão e quais serão as quatro equipes rebaixadas, já é possível antever que a maior atração da competição entre os pequenos será o atacante Rivaldo, jogando pelo Mogi Mirim.

Não é só pelo espetacular retrospecto desse pernambucano, revelado pelo próprio Mogi, consagrado no Palmeiras e reverenciado em todo mundo, depois de passar por vários clubes europeus.

É desnecessário enumerar os títulos conquistados por Rivaldo, peça importantíssima da seleção brasileira no Mundial de 2002. Além de melhor jogador do planeta de 1999.

Vamos analisar a decisão de Rivaldo, presidente do Mogi Mirim desde 2008, que resolveu jogar o Paulistão de 2011 pelo seu time. É possível imaginar que a cidade está vibrando com tal atitude. E que os clubes grandes terão muito trabalho quando enfrentarem Rivaldo e seus funcionários, ops… seus companheiros.

Está aí o primeiro grande problema: não será fácil conciliar a vida de presidente e jogador. Imagine se o técnico sacá-lo do jogo e ele não concordar com a substituição?

Claro que Rivaldo em campo não será nem sombra daquele garoto que foi emprestado ao Corinthians em 1993 e, logo depois, acabou contratado pela
Parmalat. A idade pesa no futebol profissional. Mas quem conhece nunca esquece.

Seria bom que Rivaldo conversasse com Juninho. O companheiro da Copa do Japão e da Coréia fez a mesma coisa no ano passado jogando pelo Ituano, clube que o revelou para o futebol.

Juninho era presidente do Ituano e foi seu jogador no Paulistão. Como se sabe, o clube quase caiu, se safando na última rodada, num jogo empolgante
contra a Portuguesa, no Canindé.

Com os mesmos 38 anos de Rivaldo, Juninho brincou com os amigos quando decidiu parar com a experiência. Ele disse que seu coração não aguentaria uma nova temporada. As emoções, altos e baixos, alegrias e tristezas, ele viveu durante toda carreira.

O maior problema é que vai chegando uma hora que você não consegue mais fazer em campo o que a cabeça exige. O corpo, naturalmente, está fatigado e fica limitado.

A frustração acaba sendo maior e a consciência, inadvertidamente, faz uma cobrança que pode explodir o coração.

BAMBAMBÃ

Mazembe nobre

O Mazembe perdeu a final do Mundial de Clubes para a Internazionale, mas para muitos saiu como o grande vencedor.

Com Kidiaba & Cia, o Todo Poderoso do Congo superou equipes com maior estrutura e mostrou que a zebra chegou perto e pode aprontar muito mais nas próximas edições do torneio.

O ano de 2010 termina com a África em alta no futebol mundial.

BUMBUMBUM

Palmeiras-problema

A diretoria do Palmeiras não consegue nem cumprir com as obrigações do atual elenco e vislumbra Ronaldinho Gaúcho e até Adriano. A saga atrás destes craques pode fazem mal ao elenco e prova disso foi a declaração de Kleber, na última sexta-feira (17/12).

O Gladiador mandou o recado e avisou que é melhor pagar o que deve, antes de sonhar alto.

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected],  pelo Blog do Leitor ou pelo Twitter @brpress.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate