Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Zé Ramalho lança box A Caixa de Pandora e é tema de documentário sobre disco raro. alicevarajao.blogspot.comZé Ramalho lança box A Caixa de Pandora e é tema de documentário sobre disco raro. alicevarajao.blogspot.com

Zé Ramalho inédito e documentário

(brpress) – Cantor e compositor lança box A Caixa de Pandora, que traz quatro discos, DVD e regravações de Raul Seixas.
(brpress) – O cantor e compositor Zé Ramalho lança o box A Caixa de Pandora (Sony Music, R$ 79,90), que reúne quatro discos e um DVD, com materiais raros do artista. Por falar em raridade, o disco Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol, de Zé Ramalho e Lula Côrtes, lançado em 1975 e considerado o mais raro e caro (chega a R$ 5 mil o vinil) da MPB, virou tema do documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, filme de Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim.

Os dois primeiros CDs da Caixa de Pandora apresentam os maiores sucessos do cantor. O terceiro álbum, Zé Ramalho Canta MPB, traz o artista interpretando músicas de compositores que prestigiou em seus trabalhos, com destaque para as gravações inéditas de Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em dueto com Fagner, e Gita, de Raul Seixas.

A última parte do Box tem o quarto disco, com cinco gravações inéditas de músicas de Raulzito e o DVD do projeto Ao Vivo (2005), no qual Zé Ramalho revisita seus clássicos.

‘Indiana Jones lisérgico’

Foi assim que O Globo definiu o documentário Nas Paredes da Pedra Encantada – ou “road doc”, como prefere o diretor Cristiano Bastos. O filme investiga a história do raríssimo disco Paêbirú…, que é cercada de mitos e fatos cataclismátiscos – ingredientes, somados a lendas indígenas, perfeitos para o rótulo de “psicodelia brasileira”.

Das únicas 1.300 cópias da prensagem original, 1.000 foram perdidas numa enchente no Recife. “Nunca vi uma história tão fantástica como a que circunda esse álbum”, diz Bastos. Paêbirú tem até uma edição lançada na Europa, mas que não vem com o livro que acompanhava o original, trazendo estudos sobre a região mística de mesmo nome do álbum e informações sobre a lenda do Caminho da Montanha do Sol.

A ideia do documentário partiu de uma reportagem para a revista Rolling Stone Brasil, feita por Cristiano Bastos, sobre o disco. Cristiano morou entre Pernambuco e Paraíba por três meses, investiu dinheiro do seu bolso no filme e quase foi preso durante as filmagens.

Ets

Reza a lenda que Zé Ramalho, um místico hippongo assumido, até hoje visita a Pedra e acredita que extraterrestres estão por trás de suas inscrições. Ele não deu depoimento para o filme, por considerar o disco não muito importante para sua obra. Mas autorizou os diretores a usarem todas as suas músicas para contar a história.

O menestrel, dono de sucessos como Pavão Misterioso (de Ednardo, mas hit em sua voz “cavernosa”) e Admirável Gado Novo, também foi tema do filme Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai, lançado em DVD e exibido fora do circuito comercial, e será tema de uma biografia, que está sendo escrita pela jornalista Christina Fuscaldo.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate