Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os ex-cangaceiros Durvinha e MorenoOs ex-cangaceiros Durvinha e Moreno, personagens do filme Os Últimos Cangaceiros.

Os Últimos Cangaceiros revisita mito do cangaço

(Fortaleza, brpress) - Casal de idosos falando sobre tempos em que integraram bando de Lampião emocionam no documentário que estreia em seis cidades. Por Juliana Resende.

(Fortaleza, brpress) – É emocionante, quase surreal, ver os frágeis e idosos ex-cangaceiros Durvinha e Moreno, ambos na faixa dos mais de 90, falando sobre os tempos em que integraram o bando de Lampião e sobre seu duradouro (e conveniente) relacionamento, no documentário Os Últimos Cangaceiros (Brasil, 2011), de Wolney de Oliveira. O filme, que abriu o festival Cine Ceará 2011, com sessão de gala e a presença de alguns ex-cangaceiros, estreia agora em circuito comercial.

Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Os filhos do casal, já falecido, se reencontraram quando a identidade dos ex-cangaceiros foi finalmente descoberta.

O fato é que, quando jovens, Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião e viveram incríveis aventuras. Também cometeram crimes – caso de Moreno, que admite ter matado “mais de 21” e que não mais se arrependia por isso.

O filme mistura imagens de época do cangaço, relíquias registradas pelo documentarista Benjamin Abraão, e cenas de velhice pacata e familiar do casal de ex-cangaceiros – com muita emoção e humor. Um instigante resgate da história do Brasil profundo.

A trilha sonora é do DJ Dolores.

(Juliana Resende, brpress)

Leia grande reportagem de Juliana Resende sobre o cangaço na Revista da Livraria Cultura, e reportagens relacionadas ao filme nos jornais A Tarde e Diário do Nordeste.

#brpressconteudo #cangaço #Lampião #CineCeará #documentário #cangaceiros

Assista ao trailer de Os últimos Cangaceiros:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate