Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Helmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.netHelmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.net

Helmet: capacete porque é pesado

(brpress) - Mais uma 'pedrada' do festival Porão do Rock, que acontece em Brasília neste final de semana, chega a SP e Porto Alegre: o som mastodôntico do quarteto. Por Juliana Resende.

(brpress) – Mais um respingo do festival Porão do Rock, que acontece em Brasília neste final de semana, chega a SP. O grupo americano Helmet, que toca no evento candango na sexta (29/07), faz um único show nesta quinta (28/07), no paulistano Beco 203 [você amigo(a) que gosta de rock terá a inglória tarefa de escolher entre Helmet e Jon Spencer Blues Explosion, que toca na capital paulista na mesma noite]. Porto Alegre também será “regada” pelo som mastodôntico do quarteto nova-iorquino, no sábado (30/07), no Beco RS.

Sucesso nos anos grunge (leia-se 90), o Helmet nunca fez feio em termos de rock pesado: ao contrário. Num show presenciado por esta repórter, em 1991, em Los Angeles, em que a banda tocou com ninguém menos que Selpultura e Ministry na mesma noite (e que noite!), a trupe do guitarrista Page Hamilton não deixou pedra sobre pedra (elas rolaram, claro!)

Aliás, “pedrada” é mais apropriado que “respingo” em se tratando do Helmet. Não à toa o capacete de Hamilton serve também aos puristas, que insistem em caracterizar o som da banda como “rock industrial”. Mas Helmet não é Ministry, nem Nine Inch Nails, muito menos Einstürzende Neubauten. É algo bem mais digerível, na linha de Husker Du, com a guitarra sempre em primeiro plano e nervosa.

O fato é que o Helmet dava, na época do disco Meantime (1992), de onde saiu o hit Unsung, um caldo grosso e suculento. Agora, com o lançamento do duplo Seeing Eye Dog (2010), gravado pelo próprio selo de Hamilton, Work Song, o Helmet soa ainda mais ácido, meio Motorhead até, conclui-se, ouvindo a faixa So Long, no MySpace.

A última vez que a banda veio ao Brasil foi em 2008, quando se apresentou em São Paulo e Goiânia. O setlist dos shows desta semana Page só fará na hora, mas adiantou que terá muita coisa do novo álbum, misturado com canções antigas. Oba.

(Juliana Resende/brpress)

São Paulo28/07, 22hIngressos: R$ 80Beco 203 – Rua Augusta, 609Ingressos: nas lojas Chilli Beans da Galeria Ouro Fino e Shopping Morumbi e em www.divirto.com.br

29/07 – Festival Porão do Rock

Porto Alegre30/07, 22hIngressos: R$ 70Onde: Beco RS – Av. Independência, 936Ingressos: nas lojas Chilli Beans do Barra Shopping e Shopping Iguatemi e em www.divirto.com.br

FOTO – Helmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.net

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate