Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Laura Soveral é protagonista de Tabu. Divulgação/poroutroolhar.blogspot.comLaura Soveral é protagonista de Tabu. Divulgação/poroutroolhar.blogspot.com

Um pouco de Brasil em Berlim

(Berlim, brpress) - Filme português Tabu tem 'mão' dos Gullane, produtores de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer, que exibe Xingu, na mostra Paralela.

(Berlim, brpress) – Oficialmente, o Brasil estará presente na competição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece   entre os dias 9 e 19 de fevereiro na capital alemã, e anunciou nesta terça-feira (31) sua progranação. Na verdade, trata-se de um filme português, Tabu, de Miguel Gomes, diretor premiado pela crítica na Mostra de Cinema de São Paulo com o filme Aquele Querido Mês de Agosto, que também esteve na Quinzena dos Realizadores de Cannes.

    Tabu é uma coprodução entre Portugal, Alemanha, França e a produtora brasileira Gullane Entretenimento, criada pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane. Para se ter uma idéia do que representa a Gullane, basta lembrar terem sido eles os produtores do importante e bem sucedido filme brasileiro O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias,  de Cao Hamburguer, que chegou ao Festival de Cannes e representou o Brasil na seleção para o Oscar. Aliás, Cao estará em Berlim exibindo Xingu, sobre os irmãos indigenistas Villas-Boas, na mostra paralela Panorama.

Mulheres

    Ter uma coprodução brasileira significa exibição certa de Tabu no Brasil. Sobre o enredo do filme, ainda sem data certa de exibição em Berlim,  só se sabem poucas coisas. A história envolve quatro mulheres que vivem no mesmo prédio, em Lisboa: uma velha senhora temperamental, Aurora; sua empregada doméstica, Santa; uma imigrante caboverdiana; e a vizinha do lado, Pilar, envolvida com ações e causas sociais.

    Pouco antes de morrer, Aurora pede para chamarem um homem, Gian-Luca Ventura. Ele não chega a tempo, mas revela à sua empregada e à vizinha toda uma história de amor, paixão e crime, quando Aurora vivia numa fazenda, na África.

Jejum

    O resto da história, pelo jeito bastante misteriosa, será descoberta em Berlim. É importante destacar a ausência de Portugal no Festival de Berlim, desde 1999 – há doze anos. Tabu quebra, portanto, esse longo jejum.

    O elenco de Tabu também é português e a história envolve indiretamente outro país lusófono, Moçambique. As atrizes principais são Laura Soveral e Ana Moreira, vivendo Aurora, e Teresa Madruga, como a vizinha Pilar. Henrique Espírito Santo e Carloto Cotta são o jovem e o velho Gian-Luca Ventura; Isabel Cardoso é Santa, a caboverdiana.

    As filmagens foram realizadas em Lisboa e Moçambique. A produtora portuguesa é a O Som e a Fúria e o filme custou apenas 1,5 milhão de euros.

(Rui Martins/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate