Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Sebastião Salgado ganhou o Prêmio-E por trabalho no Instituto TerraSebastião Salgado ganhou o Prêmio-E por trabalho no Instituto Terra

Salgado premiado na Rio+20

(Rio de Janeiro, brpress*) - Fotógrafo Sebastião Salgado ganhou o Prêmio-E por trabalho no Instituto Terra, considerado exemplo de ação desde a Eco92 .

(Rio de Janeiro, brpress*) – O fotógrafo Sebastião Salgado e sua mulher, Lélia Wanick, receberam o Prêmio-E na Rio+20, no último sábado (16/06). A congratulação é fruto do trabalho de ambos na liderança do Instituto Terra, que já plantou mais de 1,7 milhão de árvores nativas em áreas de Mata Atlântica.

    O trabalho liderado pelo fotógrafo é feito desde 1999 e foi considerado pelas autoridades um dos bons exemplos iniciados no intervalo entre a Eco92 e a Rio+20. Os esforços do instituto estão localizados entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com maior ênfase para a região do Vale do Rio Doce, que há anos vem sofrendo grande degradação ambiental.

Fauna agradece

    O empenho em prol da preservação e recuperação da flora também se reflete na fauna. “A cobertura vegetal dá suporte para toda a fauna e, com isso, a quantidade de aves e mamíferos aumentou no local, porque eles têm mais alimentos depois que foi feito o plantio da área”, explicou o analista ambiental Jaeder Loper Vieira, em declaração ao Globo Natureza.

    Ao todo o instituto já foi responsável por 710 hectares de área reflorestada, somente na Mata Atlântica. Como resultados deste trabalho, já foram catalogadas mais de 172 espécies de pássaros e 64 espécies de animais terrestres, algumas delas ameaçadas de extinção.

    O instituto tem capacidade para produzir um milhão de mudas por ano. São cem espécies diferentes, todas nativas do bioma e da região em que são plantadas. Além do benefício ambiental, o Instituto Terra auxilia projetos de capacitação agrícola e de educação.

(*) Com informações do Globo Natureza e
Redação CicloVivo.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate