Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lygia Fagundes Telles e seu maridoLygia Fagundes Telles e seu marido

Paulo Emílio Salles Gomes, o bem amado

(São Paulo, brpress) - Crítico é homenageado com livro O Homem Que Amava o Cinema e Nós Que o Amávamos Tanto, nesta sexta (26/10), na Cinemateca.

(São Paulo, brpress) – O livro Paulo Emílio Salles Gomes – O Homem Que Amava o Cinema e Nós Que o Amávamos Tanto será lançado nesta sexta-feira (26/10), às 20h, na Cinemateca Brasileira, dentro da 36a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com distribuição gratuita, se propõe a fazer uma homenagem reflexiva e bem-humorada ao histroador, crítico de cinema, militante político e  autor de Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento.
              
    O livro é fruto de um projeto coletivo –mobilizou 63 pessoas e a equipe do Núcleo de Documentação da Cinemateca Brasileira, sob a organização da jornalista Maria do Rosário Caetano, e foi pensado para lembrar e homenagear um dos fundadores do Festival de Cinema de Brasília, o próprio Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977).
    Primeiro, foram convocados dois nomes de fundamental importância na história de Paulo Emílio Salles Gomes: sua mulher, Lygia Fagundes Telles – com quem ele escreveu o roteiro de Capitu – e um de seus amigos mais próximos, Antonio Candido. Em seguida, foram convidados dez articulistas para abordar a trajetória artística, intelectual e política de Paulo Emilio.

Entrevista

    Foi incluída no livro uma entrevista com Paulo Emílio realizada por Carlos Reichenbach, junto com Inácio Araújo e Eder Mazini, para a revista Cinegrafia (1974), além de uma série de depoimentos afetivos de seus ex-alunos na USP.

    Vários dos colaboradores desta publicação estarão presentes no lançamento. Entre eles, a escritora Lygia Fagundes Telles, ex-mulher de Paulo, o professor Antonio Candido, o secretário Hamilton Pereira (presidente do Festival de Brasília), Ismail Xavier, Walnice Nogueira Galvão, Carlos Augusto Calil, Adilson Mendes, André Klotzel, Ricardo Dias, Claudio Khans, Inácio Araújo, entre outros.
 
     A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Cinemateca Brasileira e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que promove o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e editou a obra, são os realizadores do evento.

Cinemateca Brasileira -Largo Senador Raul Cardoso, 207; (11) 3512-6111

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate