Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Brasil-Grã-Bretanha: cinco séculos

(Santos/SP, brpress) - Publicação reconta histórias desse intercâmbio, algumas bizarras como a do corsário inglês Thomas Cavendish, que saqueou a então Vila de Santos, em 1591.

(Santos/SP, brpress) – Neste domingo (09/12), a partir das 11h, acontece o lançamento do livro Brasil-Grã Bretanha – Uma Relação de Cinco Séculos (Editora Museu Céu Aberto, 304 págs., R$ 150,00), na comemoração dos 70 anos da Cultura Inglesa de Santos. A publicação marca a presença dos britânicos em diversos pontos do Brasil, desde o descobrimento.

    Em Santos, as primeiras histórias desse intercâmbio dão conta de um ataque do corsário inglês Thomas Cavendish, que saqueou a então Vila de Santos, em 1591. Mas foi a Bolsa do Café, o porto e a São Paulo Railway que deixaram marcas mais profundas na história santista. Alguns dos sinais da permanência dos ingleses na cidade resistem ao tempo, como: a Estação Ferroviária Santos-Jundiaí, a Usina Hidrelétrica Itatinga e o Clube dos Ingleses.

Embrião

   A comunidade britânica serviu de embrião para a Cultura Inglesa na cidade. Em 1942, uma pequena escola criada para ensinar inglês aos filhos dos britânicos em Santos se transformava na segunda Cultura Inglesa do estado de São Paulo. Hoje, 70 anos depois, são 32 unidades próprias, formando a maior rede de escolas de inglês não franquiadas do Brasil.

    Brasil-Grã Bretanha – Uma Relação de Cinco Séculos é vendido apenas pela Livraria Cultura – lojas e site www.livrariacultura.com.br.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate