Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Rainha Elizabeth II e presidente Ernesto GeiselRainha Elizabeth II e presidente Ernesto Geisel

Geisel em Londres: saia justa e revelações

(Londres, brpress) - Em novo livro, autor de A Ditadura que o Inglês Viu conta como visita do general ao Reino Unido bem no meio da ditadura no Brasil causou tensão diplomática.

(Londres, brpress) – Geisel em Londres é o título do novo livro de Geraldo Cantarino, autor de A Ditadura que o Inglês Viu, AInda em fase de produção, o jornalista e escritor, colaborador da brpress, revela os bastidores da visita de estado do presidente Ernesto Geisel a Londres, entre os dias 4 e 7 de maio de 1976 – bem no meio da ditadura

Foi a primeira visita de estado de um presidente brasileiro ao Reino Unido. Marcada por controvérsias, a visita gerou centenas de correspondências diplomáticas, configurando o episódio com o maior volume de documentos do período da ditadura no acervo do Arquivo Nacional britânico, em Kew. 

Direitos humanos

Desde o início do planejamento da visita, diplomatas britânicos temiam que tal iniciativa enfrentasse dura oposição no Reino Unido, em função das denúncias de violação de direitos humanos no Brasil. 

Como conciliar a visita de um chefe de Estado de um regime autoritário a um país com um arraigado discurso em defesa de valores como democracia, Estado de direito e liberdades individuais? “É essa e outras questões que procuro abordar no livro”, diz Cantarino.