Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Duda Penteado imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil. Foto: DivulgaçãoDuda Penteado imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil. Foto: Divulgação

Duda Penteado: arte sustentável

(Nova York/São Paulo, brpress) - Artista brasileiro radicado nos EUA faz projeto na Amazônia, murais coletivos com garrafas pet e discute imigração e terrorismo dando cores e formas a complexos temas do mundo contemporâneo.

(Nova York/São Paulo, brpress) – Recém-chegado da Amazônia, onde desenvolve projeto artístico-sustentável para uma marca de água mineral, o artista plástico brasileiro radicado nos EUA Duda Penteado (foto) imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil – como A Arte de Reciclar, cujo objetivo é reciclar garrafas pet e ideias e cuja obra coletiva será inaugarada em abril de 2015, em Vinhedo (SP). São dois murais: um na Secretaria Municipal de Cultura e outro na filial da Globalpack, patrocinadora do projeto.

Nos últimos dez anos, Penteado tornou-se um dos expoentes do chamado muralismo contemporâneo, que é a arte de pintura de murais. O trabalho tem um viés de sustentabilidade, pois é usado para falar de temas como aquecimento global, por meio da utilização de mão de obra voluntária, treinada pelo artista em oficinas.

Terrorismo e imigração

Em entrevista exclusiva durante sua passagem por São Paulo, Duda fala das experiências brasileiras que inspiram suas criações, assim como de suas impressões de ‘estrangeiro” num Brasil multifacedado e com tantos encantos e desafios. Além disso, atualiza ações dos projetos artísticos permanentes Beauty for Ashes, sobre a recostrução da vida após o 11 de Setembro, e We Are You, que discute a imigração na sociedade americana por meio de intervenções.

Em novembro de 2014, o trabalho de Duda foi tema do Fórum “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II”, no Museu de Arte Contemporânea/MAC-Niterói, tendo como base reflexões sobre o livro Duda Penteado: Artistic Revolution, Arte & Transformação, lançado simultaneamente no Brasil e Estados Unidos (Nova York).

O Fórum “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II” prevê a promoção da educação, da inclusão social indígena e da matriz afro-brasileira. Partindo da concepção de antropologia transcultural da UNESCO, baseada na obra de Jacques Poulain, o projeto valoriza a raiz da cultura brasileira, com participação das culturas vivas indígenas em instituições museológicas.

O fórum é uma continuidade dos esforços do bem sucedido seminário internacional “Museus e Transculturalidade: Novas Práticas Pós-Modernas”, no qual foi realizado o Painel Transcultural pintado por Duda Penteado, com a participação de indígenas da aldeia Maracanã.

A ÍNTEGRA DESTE CONTEÚDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO. Fale conosco: [email protected]

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate