Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Amarelou

(Londres, brpress) - Fabiana Murer vai passar para a história como uma atleta que teve tudo para chegar ao Olimpo, mas falhou e pecou. Mais: antidoping, Wimbledon, Usain Bolt e maratona feminina. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Fabiana Murer vai passar para a história como uma atleta que teve tudo para chegar ao Olimpo, mas falhou e pecou. Sua justificativa para não realizar o terceiro salto aqui em Londres com o sarrafo na altura de 4m55 bombou as redes sociais. Os internautas estão tirando o maior sarro da esportista.

   O vento teria atrapalhado os planos da saltadora. Depois de não conseguir seu objetivo nas duas primeiras tentativas, nem foi para a terceira. Disse que poderia se machucar, porque o vento estava forte.

   Essa história lembra um técnico de futebol, que em um dia de coletivo e com chuva forte, resolveu levar seus jogadores para o ginásio do clube. Queria, desta forma, evitar possíveis contusões e expor o elenco aquela intempérie.

  Alguém disse que se o time estivesse jogando uma partida oficial e começasse a chover, o técnico não poderia pedir para o árbitro levar o jogo para o ginásio. Teria de aceitar a disputa no gramado.

   Polêmica

Fabiana Murer envolveu-se em uma polêmica com suas varas em Pequim. Segundo ela, o material sumiu e com isso teve seus saltos prejudicados na Olimpíada-2008. No Pan de Guadalajara, no ano passado, ela também perdeu feio a disputa, ainda nos 4m50, sempre colocando a culpa no vento. Maldito vento esse que atrapalha a brasileira e não incomoda as concorrentes.

   O torcedor, emotivo e implacável, coloca a bela saltadora na esquina da desgraça e arranha uma imagem que poderia ser consagradora.

OLÍMPICAS

Doping

   Lembro bem de uma entrevista que o Dr. Eduardo de Rose me concedeu em Barcelona-92, logo após o escândalo do doping de Ben Jonhson. O médico brasileiro garantiu que seria muito difícil, a partir daquele momento, que os atletas olímpicos enganassem e conseguissem maquiar os seus testes. Os aparelhos e exames já estavam cada vez mais sofisticados.

   Não é compreensível, portanto, que ainda haja atletas que queiram enganar a Wada, a agência antidoping internacional. Foi o caso, por exemplo, da brasileira Kyssia Cataldo, de 30 anos. A mineira de Uberlândia, foi flagrada com uma substância, Eritropoietina, hormônio que aumenta a resistência. Está fora de Londres e vai pegar dois anos de suspensão.

Wimbledon

   Foi um espetáculo o domingo em Wimbledon. As disputas finais de simples e duplas deixaram o The All England Lawn Tennis Club numa naquelas tardes de gala que somente a sua história centenária pode contar. O britânico Andy Murrey fez a festa da galera, ganhando o ouro com uma vitória implacável sobre Roger Federer: 3X0.

 
Usain Bolt

   É impressionante o que apenas um homem consegue fazer: apesar de várias provas marcadas pelo calendário olímpico, 80 mil pessoas e mais de mil jornalistas foram ao Estádio Olímpico apenas para ver Usain Bolt correr a final dos 100m. O magnetismo que o jamaicano consegue passar é digno dos maiores atletas do mundo.
 
FRASES

   “Tentamos, mas não conseguimos. Foi uma pena”.
Robert Scheidt, o maior medalhista brasileiro, que desta vez ganhou o bronze na Classe Star, ao lado de Bruno Prada.

    “A gente tem de matar um leão por vez”.
Bernardinho, comentando a dureza do jogo contra a Sérvia que o Brasil ganhou de virada no tie-break.

   “Estou com pena dela”.
Sérgio Sztancsa, chefe da equipe brasileira de vela, sobre o doping de Kyssia Cataldo.

   “O Neymar precisa se acostumar com aplausos e vaias”.
Mano Menezes, sobre os contínuos apupos da torcida inglesa que estão incomodando o atacante do Santos.
 
TOQUE FINAL

Esses ingleses…

   A maratona feminina desta Olimpíada não teve o mesmo trajeto da tradicional prova inglesa que oferece os melhores prêmios e cachês de todo o circuito.

   Justo os ingleses, que há quase 2000 anos acrescentaram 2.105 metros no percurso da prova para atender o Rei Henrique VI, que queria o seu encerramento na frente do Palácio de Buckingham.

   Como se sabe, o soldado Feldíapes, em 48 a.C., morreu depois de correr 40 quilômetros para informar o seu rei que o exército havia vencido a batalha de Marathon, na Grécia.

  Anos depois, por causa do seu capricho, o rei inglês, ao exigir o aumento do trajeto, fez com que os corredores de uma maratona sofressem um pouco mais.

   Nem a tradição de se terminar a prova dentro do Estádio Olímpico acabou sendo respeitada. Os organizadores de Londres-2012, para não criar problemas com a realeza, determinaram que a maratona desta Olimpíada começasse e terminasse defronte a bela e formosa estátua da Rainha Vitória, que está bem em frente da entrada principal do Palácio de Buckingam.

   A etíope Tiki Gelana, apesar da chata chuva fina que incomodou as mulheres durante toda a corrida, ganhou a medalha de ouro com novo recorde olímpico: 2h23min07.

   A japonesa Naoko Takahashi perdeu o seu melhor tempo por sete segundos. Em Sidney-2000 ela havia marcado 2h23min14.

   A brasileira Adriana Aparecida da Silva começou bem a corrida. Mas na segunda metade da prova perdeu o pelotão da frente e acabou terminando na 47ª. colocação, com o tempo de 2h33min15.  

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, esta coluna será diária.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate