Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Rita Lee: legado imenso para o pop brasileiro.Rita Lee: legado imenso para o pop brasileiro.

O adeus em primeira pessoa de Rita Lee

De frases lembradas no velório a músicas e livro. cantora queria conta a própria história, sem intermediários.

(São Paulo, brpress) – O velório de Rita Lee atraiu gente de todas as idades ao Planetário, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10/05). Santa Rita de Sampa iria gostar do que vimos.

“Tinha gente com discos e livros, jovens tocando as músicas dela – mas ninguém chorando”, conta nossa ‘enviada especial’, Rosa Freitag. Apresentadora do programa de rádio Happy Hour – o último com a participação de Kid Vinil, na Brasil 2000 FM (onde a jornalista Juliana Resende, CCO da brpress, dava dicas culturais). 

“Nos murais eletrônicos espalhados pelo parque, frases emblemáticas de Rita se misturavam à programação (fotos 1, 2 e 3)”. Entre as coroas de flores, uma enviada por Janja e Lula da Silva e pelo Corinthians (fotos 4 e 5).

“Foi bonito ver o Ibirapuera, um lugar icônico de São Paulo, ressignificado pela linda homenagem a ela”, diz Rosa Freitag.

Primeira pessoa

Rita Lee deixou um legado imenso para a cultura pop brasileira – inclusive trabalhos póstumos produzidos em vida. Segundo seu filho João, ela já tinha planejado com a mãe vários projetos derivados do livro que ela escreveu, incluindo filmes e documentários. 

“Desde que minha mãe lançou a biografia dela, há quatro anos, ela me chamou para conversar e falou o quanto era importante ela contar a história dela pela perspectiva dela e não de outra pessoa”, conta João Lee. 

“Ela sempre teve esse lado de se comunicar com o público na primeira pessoa através de música, letra, livro, tweet, de tudo. E uma vez que ela contou a história dela, ela pediu ajuda para expandir e levar isso para outras mídias”, diz. “Os fãs ainda vão ver muito dessa história.”

O cerne dessa história é o livro Rita Lee: Outra Autobiografia, escrito enquanto Rita estava enfrentando o câncer de pulmão, diagnosticado em 2021, e que será lançado em 22 de maio, com capa pintada pela cantora. Ela narra sua vida a partir do fim dela. 

#brpressconteudo #ritalee

(Colaborou Rosa Freitag, especial para brpress)
Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate