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Mesa baixa Módulo (1978), de Oscar Niemeyer. Foto: MoMAMesa baixa Módulo (1978), de Oscar Niemeyer. Foto: MoMA

MoMA reúne nata do design moderno latino-americano

Crafting Modernity: Design in Latin America, 1940–1980 abre em Nova York uma semana antes da Design Week, em São Paulo.

(Nova York, brpress) – O design moderno latino-americano ganha a primeira exposição em um grande museu norte-americano e tem brasileiros em destaque: Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi (ítalo-brasileira), Roberto Burle Marx, Antonio Bandeira, entre outros. Crafting Modernity: Design in Latin America, 1940–1980 está em cartaz no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, até 22 de setembro. A mostra em NY abriu uma semana antes da Design Week, que acontece em São Paulo, de 14 a 24 de março.

Enquanto peças de design made in Brasil, como a convidativa poltrona Bowl Chair (1951) ,de Lina Bo Bardi, e a esquistona mesa baixa Módulo (1978), de Niemeyer, abrilhantam Crafting Modernity, a Design Week enche São Paulo de eventos, mostras e workshops que vão desde tours arquitetônicas por edifícios históricos – como “retrofitado” Edifício Martinelli – no centro da cidade, até lançamentos de materiais de construção e decoração de interiores, em oito distritos.

Design industrial

A conexão do design com a indústria, amarrando inovação e tecnologia, é um dos pontos de intersecção entre a Design Week e Crafting Modernity. A expo no MOMA reúne mais de 100 trabalhos da nata do design moderno doméstico latino-americano, contextualizando a industrialização no nem tão homogêneo nem politicamente estável cenário na região, representada por seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela.

Os objetos, extraídos da coleção do MoMA e de coleções públicas e privadas nos EUA, na América Latina e na Europa, contam essa história. São móveis, gravuras, têxteis, fotografia e , cerâmicas – elas que voltam a brilhar nas mais recentes feiras de design mais famosas do mundo, como a PAD London.

Impressão 3D

Se no MoMA, vemos ceramistas transformando peças artesanais em itens de fábrica, a Design Week oferece uma oficina de impressão de cerâmica na primeira máquina 3D do Brasil para fins artísticos.

“Juntos faremos uma peça do zero para você levar para casa”, promete a descrição do workshop de cerâmica 3D mão-na-massa, que acontece em 21/03 (inscrições no site da DW). A ideia é mostrar como preparar a argila, o pensamento por trás de cada projeto e as demais etapas até a peça final.

É uma técnica com a qual os designers latino-americanos do pós-guerra reunidos na exposição do MoMA jamais sonharam. No entanto, foram eles que fizeram a conexão arte e indústria, com o advento do chamado design industrial proporcionando uma produção em escala para consumidores ávidos pela funcionalidade da modernidade.

No Brasil, o pintor, fotógrafo e designer Geraldo de Barros (1923-1998), que está na mostra do MoMA, é um exemplo de profissional posicionado na vanguarda dos processos de manufatura local de móveis de design, dos anos 50 aos 80, com as marcas Unilabor e Hobjeto.

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