Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Paulo Mendes da Rocha ganha prêmio máximo britânico

(Londres, brpress) - Brasileiro foi anunciado vencedor da prestigiosa Royal Gold Medal, concedida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).

(Londres, brpress) – 2016 é o ano de Paulo Mendes da Rocha. Não que o superstar da arquitetura brasileira reconhecido nos quatro cantos do mundo precise ser mais incensado. Mas nunca é muito em se tratando da magnitude e beleza do conjunto de sua obra – que lhe rendeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza este ano, prêmio até então nunca atribuído a um brasileiro. Setembro parece não ter fim para o arquiteto de 87 anos. Após ganhar o Prêmio Imperial do Japão em 13/09, ele foi anunciado nesta quinta (29/09) o vencedor da igualmente prestigiosa Royal Gold Medal, concedida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).

Com a honraria britânica – a mais alta premiação da arquitetura no Reino Unido, chancelada pela Rainha Elizabeth e que será entregue no início de 2017 –, o “revolucionário e transformador” arquiteto capixaba (PMR nasceu em Vitória), de acordo com a RIBA, é o segundo brasileiro a integrar o rol de notáveis comoZaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941), George Gilbert Scott (1859) e Oscar Niemeyer (1998). Paulo Mendes da Rocha também já foi agraciado com o Prêmio Pritzker, em 2006, e com o Prêmio Mies van der Rohe, por seu projeto de renovação da Pinacoteca de São Paulo, em 2000. 

Brutal 

O arquiteto é famoso por sua abordagem brutalista – movimento arquitetônico encabeçado por Le Corbusier, inspirado no construtivismo russo e desenvolvido por arquitetos modernos entre as décadas de 50 e 60, que propunham deixar à mostra a estrutura das edificações, como vigas de concreto armado e aço, desprezando a “ornamentação desnecessária”. 

Com essa estética, Paulo Mendes da Rocha vem deixando um importante legado no país e, especialmente, em São Paulo, onde o arquiteto assina o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1975), o Museu Brasileiro da Escultura (1988) e o Clube Atlético Paulistano, pelo qual ganhou o Prêmio Presidencial na Bienal de São Paulo, em 1961.

A presidente da RIBA e chefe do comitê de seleção da Royal Gold Medal, Jane Duncan, define a obra de Mendes da Rocha como “altamente diferenciada em comparação à maioria dos trabalhos dos mais celebrados arquitetos do mundo”. Apesar de ainda ser relativamente pouco conhecido em âmbito internacional – ganhou mais notoriedade com a assinatura do Museu dos Coches, em Lisboa, no ano passado –, o brasileiro foi considerado pelo crítico Clive Walker, do Architect’s Journal, “o mais conhecido desconhecido” no universo arquitetônico global. Para Jane Duncan, isso se dá “pelo fato de suas obras-primas estarem todas no Brasil”. 

Cidades brasileiras 

Numa entrevista recente ao programa Milênio, da Globonews, Paulo Mendes da Rocha disse que a falta de planejamento das grandes cidades brasileiras se reflete na baixa qualidade estética e estrutural das edificações: “Sem planejamento urbano não pode haver arquitetura”. Para ele, “uma das mais extraordinárias belezas no plano urbano das cidades brasileiras são as favelas.”

Sobre a construção de Brasília, ele afirmou à rede alemã Deutsche Welle,  que transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o cerrado “foi um grande tropeço político”, apesar de “isso não ter nada a ver com a obra de Niemeyer, que é altamente criativa”. 

Adorando Tóquio

A cidade que parece mesmo encantar o mestre é Tóquio, onde ele recebe o prêmio dia 18 de outubro das mãos do príncipe Hitachi (uma medalha e R$ 480 mil) e onde uma exposição com desenhos, fotos e textos de seus projetos mais conhecidos abriu em 24/09, na Galeria GA. PMR assinou o Pavilhão do Brasil na Feira Universal de Osaka, em 1970. “O tempo em que passei em Tóquio foi uma das maiores aventuras de minha vida”, derrete-se o arquiteto.

 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate