Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Problemas nas articulações não são exclusivo dos idosos.seucorpopede.com.brProblemas nas articulações não são exclusivo dos idosos.seucorpopede.com.br

Mal vai além da terceira idade

(brpress*) - Artrites podem ter várias causas e são doenças diferentes nas crianças, nos adultos, nos atletas e nas pessoas idosas.

(brpress*) – As artrites podem ter várias causas e são doenças diferentes nas crianças, nos adultos, nos atletas e nas pessoas idosas. Na verdade, hoje é possível classificar mais de 250 tipos distintos de artrites.

Artrites e artroses são problemas de saúde que as pessoas geralmente atribuem ao envelhecimento. Embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, crianças, jovens e adultos não estão livres de contraí-las.

“A artrite reumatóide, por exemplo, acomete pessoas de qualquer idade. Atletas podem ter artrose, a febre reumática se manifesta especialmente em crianças”, explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Crianças

Crianças podem apresentar algum tipo de artrite, principalmente, a partir dos três anos de idade. A artrite reumatóide é uma doença com evolução muito parecida nas crianças e nos adultos. Ela provoca inflamação nas articulações das mãos, joelhos e pés e pode progredir para deformidades, em qualquer faixa etária.

“A febre reumática, chamada no passado de artrite ou reumatismo infeccioso, é uma doença bastante referida na infância. Depois de mais ou menos dez dias após a criança ter tido uma infecção de garganta, suas juntas inflamam-se e tornam-se extremamente dolorosas. A febre, que era alta no início, fica mais leve ou desaparece e, em alguns casos, pode ocorrer um comprometimento cardíaco característico da febre reumática”, alerta Lanzotti.

Jovens

Existe uma pequena diferenciação da doença nos jovens do sexo masculino e feminino. “Entre 15 e 20 anos, é mais freqüente o aparecimento de doenças auto-imunes nas mulheres, porque na puberdade, elas têm uma alteração importante de hormônios que somada à manifestação de certos genes favorece o desenvolvimento de processos reumáticos”, explica Sérgio Lanzotti.

Nos jovens do sexo masculino, há um predomínio das doenças de coluna relacionadas ao grupo das espondilites, as chamadas espondilartropatias soronegativas, entre elas, a espondilite anquilosante, uma das inúmeras formas de artrite.

“Essa doença acomete os ligamentos que unem as vértebras, provoca inflamação e fibrose, endurecendo os ligamentos de tal maneira que a postura do paciente se modifica a ponto de criar deformidades. O tratamento precoce com fisioterapia para forçar a coluna a manter-se em posição ereta e rígida faz com que seja possível controlar o aparecimento dessas deformidades, mesmo que a doença continue progredindo”, informa o médico.

Atletas

Jogadores de futebol são muito vulneráveis a artrites no joelho. Estes atletas sofrem traumas freqüentes nos joelhos e, como os joelhos são importantes para andar, os pacientes reclamam logo se percebem qualquer problema ou sentem dor. Várias doenças reumáticas – artrite reumatóide, osteoartrite, febre reumática, gota – podem acometer os joelhos.

“A artrite traumática ocorre especialmente em jovens esportistas. Tênis inadequados ao tipo de exercício e solo muito duro podem provocar impactos cuja constância leva a alterações da cartilagem, que começa a fragmentar-se e, em conseqüência, há um derrame na articulação. Essas lesões mecânicas podem ser responsáveis pelo aparecimento precoce de osteoartrite ou artrite secundária”, explica o reumatologista.

(*) Com informações da MW – Consultoria de Comunicação.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate