Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Luz, câmera, ação no tatu-canastra

(Londres, brpress) - Programa da BBC apresenta imagens inéditas de tatu gigante do Pantanal, considerado ‘fóssil vivo” ameaçado de extinção.

(Londres, brpress) – O naturalista britânico Sir David Attenborough dispensa apresentações. É uma das maiores autoridades em vida selvagem em atividade no planeta e coube a ele apresentar ao mundo o maior tatu de que se tem notícia: o pré-histórico tatu-canastra. O bicho, que vive no Pantanal brasileiro e outras áreas da América do Sul, é tema do documentário Hotel Armadillo, da BBC Natural World, exibido em 07/04 no Reino Unido, nesta quarta nos EUA (PBS) e ainda sem previsão de chegada ao Brasil. 

Foi Attenborough que apresentou o tatu comum pela primeira vez aos britânicos há 60 anos. Mas agora, o astro será o raro e inacessível tatu gigante, também conhecido como canastra. Ele pode atingir 1,5 metro de comprimento e pesar até 50 quilos, duas vezes o tamanho de um tatu comum. Vive em áreas de florestas conservadas, perto de fontes de água e tem hábitos noturnos. O mais curioso – daí o nome do documentário – é que o tatu-canastra provê “hospedagem” para outros animais devido às suas atividades embaixo da terra (onde pode ficar por até 15 dias sem sair).

Fóssil vivo

Por ser considerado um “fóssil vivo” e estar classificado como ameaçado de extinção, o tatu-canastra tem despertado grande interesse de pesquisadores em diversos países, especialmente no Reino Unido, onde a  Royal Zoological Society lidera o Projeto Tatu-Canastra. Câmeras subterrâneas de alta definição registraram as primeiras imagens já vistas de um bebê de tatu gigante nascendo, além de mais de 80 “hóspedes” que o bicho abriga em suas tocas, em busca de segurança e comida. As cenas aéreas dos 140 mil km do Pantanal também são deslumbrantes.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate