Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Homens e Deuses: monges em conflito entre a vida e a morte. DivulgaçãoHomens e Deuses: monges em conflito entre a vida e a morte. Divulgação

Convicções de fé

(brpress) - História real de monges ameaçados por extremistas é tema de Homens e Deuses, que estreia nesta sexta (15/04). Por Vanessa Wonrath.

(brpress) – No drama Homens e Deuses (Des Hommes et des Dieux, França, 2010),  que estreia em SP e Rio nesta sexta (15/04) sete monges franceses vivem num mosteiro, localizado na montanha de Maghreb, na Argélia. Os cristãos dedicam seu tempo prestando cuidados ao povoado muçulmano, religião majoritária no país.

O ano é 1996 e os ataques terroristas se intensificam na região. Um dos monges cita um trecho do Alcorão: “Se você mata seu irmão, você vai para inferno”. Mas para os extremistas, isso não vale nada.

Ameaçados, os monges têm como saída, a proteção militar. Christian (Lambert Wilson, de Matrix Revolutions, 2003), líder dos monges, teme a ajuda dos militares. Para ele, essa proteção vem de um governo corrupto e isso pode reverter em sofrimento ao povo do vilarejo – algo que ele não deseja de modo algum.

Dura decisão

É necessário que os monges tomem uma decisão. Eles realizam várias reuniões e votações. As opções são: partir para outro local da África, negociar com os extremistas ou permanecer no mosteiro. Se escolherem a terceira alternativa, a vida deles corre risco. Uns querem ir embora. Outros acreditam que partir significa fugir e deixar o vilarejo para os terroristas.

Vale lembrar que Homens e Deuses é baseado na história real da aflição vivida por sete monges. Com muita delicadeza, a produção também toma uma decisão: de mostrar o que acontece antes do fato amplamente noticiadado – o sequestro dos monges por extremistas.

(Vanessa Wonrath/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate