Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena do curta Eu Não Quero Voltar Sozinho.DivulgaçãoCena do curta Eu Não Quero Voltar Sozinho.Divulgação

Curta censurado no Acre

(brpress) - Com mais de 400 mil acessos no YouTube, Eu Não Quero Voltar Sozinho foi confundido com Kit Anti-homofobia em escola e levou à paralisação de programa pedagógico.

(brpress) – Acumulando mais de 400 mil acessos no YouTube, o curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho foi censurado no Acre, após ter sido confundido com o Kit Anti-homofobia, suspenso pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 25/05. Após a exibição do curta em sala de aula, alunos o teriam confundido com o polêmico kit e foram “denunciá-lo” a autoridades evangélicas locais, que se uniram a políticos da região, conseguindo a paralisação de um programa pedagógico.

O filme, do diretor paulistano Daniel Ribeiro, fazia parte do programa Cine Educação, parceria entre a Cinemateca Brasileira e diversas secretarias estaduais de educação do país, que visa a formação do cidadão a partir da utilização do cinema no processo pedagógico interdisciplinar.

‘Selinho’

No curta de Ribeiro, o espectador descobre a história de três amigos: Giovana, Léo, adolescente cego de 15 anos, e Gabriel, um aluno novo na sala. Ao longo da narrativa, Léo se questiona sobre a natureza de seus sentimentos por seu colega, e os dois trocam um terno “selinho”.

Desde o seu lançamento ano passado no Festival de Cinema de Paulínia (SP), Eu Não Quero Voltar Sozinho já participou de diversas mostras e festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, e recebeu 27 prêmios.

Os secretários de Educação e de Direitos Humanos do estado do Acre estão discutindo com o governador Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, do PT, a possibilidade de garantir sua continuidade, enquanto os líderes evangélicos forçam o cancelamento definitivo do programa Cine Educação.

“Pelo que sabemos, mesmo que o programa seja reativado, Eu Não Quero Voltar Sozinho será excluído do catálogo e não mais ficará disponível para que professores o utilizem no debate de questões que envolvem algo tão elementar quanto a sexualidade humana e tão importante quanto a deficiência visual”, afirmam o diretor e a produtora Diana Almeida, no site oficial do filme.

Confira o comunicado na íntegra aqui.

A polêmica do Kit

O Kit Anti-homofobia, previsto para ser distribuído apenas para alunos do Ensino médio, foi suspenso pela presidente Dilma Rousseff, após movimento de oposição comandado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Aprovado pela Unesco, o material inclui um caderno com orientações para professores, uma carta para o diretor da escola, cartazes de divulgação nos murais do colégio, boletins para os alunos e gravações em vídeos.

Assista ao curta Eu Não Quero Voltar Sozinho aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate