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FOTO - Cena de Os Segredos de Seus OlhosFOTO – Cena de Os Segredos de Seus Olhos

E o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai para…

(brpress) - Apesar de as megaproduções tomarem conta da premiação em 2010, os filmes estrangeiros também brilham mesmo com orçamentos modestos. Por Eliane Maciel .

(brpress) – São muitas produções qualidade disputando as estatuetas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas este ano – o Oscar 2010. Quebrando de leve a tradição que perdura há 82 anos, a academia optou por indicar 10 filmes a categoria de melhor longa-metragem ao invés dos cinco costumeiros, dentre eles, megaproduções sem qualquer conteúdo. Mas a sempre enigmática – e cult – categoria de Melhor Filme Estrangeiro também está tão páreo duro quanto à categoria principal. Os cinco indicados são Ajami, O Segredo de Seus Olhos, A Teta Assustada (que venceu o Festival de Berlim, no ano passado), Um Profeta e A Fita Branca.

O israelita Ajami, de Scandar Copti (que é palestino e vive no bairro de Ajami) e Yaron Shani (israelense), é um documentário que retrata através de histórias diversas e trágicas, um dos maiores bairros da cidade de Jaffa, que hoje faz parte de Tel Aviv. Lá, judeus, mulçumanos e cristãos convivem lado a lado, enfrentando preconceitos e tradições opostas às suas crenças.

O argentino O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos) é um drama do diretor Juan José Campanella, que expõe um homem que trabalhou a vida toda numa Corte Penal Argentina e, ao se aposentar, decide escrever um romance para ocupar as horas livres, usando seu próprio passado na vida judicial. O filme é situado em 1974, quando 30 anos se passam e o personagem principal enxerga a oportunidade de resolver um crime jamais solucionado, por meio do próprio livro que escrevera.

Desalmados

A produção hispano-peruana A Teta Assustada, de Claudia Llosa, encanta com a dramática história de um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante os anos de violência política, quando o grupo terrorista Sendero Luminoso estava em pleno vapor. Os habitantes de uma região acreditam que os filhos bastardos desta mulheres absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma.

É o que ocorre com a protagonista, que sozinha enfrenta seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua vagina como forma de se proteger de um possível estupro.

Fortes candidatos

Sem desmerecer os três anteriores, os dois últimos são os favoritos do público e da crítica em geral à estatueta dourada.

O Profeta, filme francês de Jacques Audiard e um dos favoritos dos críticos do Festival de Cannes, luta lado a lado com seu concorrente, o austríaco A Fita Branca, de Michael Haneke, também um dos favoritos e vencedor da Palma de Ouro do mesmo festival. Ambos têm investimento estimado em €12 milhões.

O Profeta é um drama que conta a história de um garoto de 19 anos condenado a seis anos de prisão, e que não sabe ler nem escrever. Ao chegar ao cárcere completamente sozinho, parece ser mais jovem do que é e ainda mais frágil do que os outros detentos.

Coagido pelo líder do bando que domina a prisão, o garoto se vê obrigado a cumprir uma série de “serviços” para ganhar força e conquistar a confiança de todos, surpreendendo por ser mais valente do que parece, aprendendo rápido suas tarefas e logo se atrevendo a elaborar seus próprios planos e métodos, se tornando um chefão da máfia.

Já A Fita Branca, de Michael Haneke (cotadíssimo para receber o prêmio de melhor filme mais uma vez), tenta envolver o espectador num ambiente opressivo da sociedade alemã pré-Primeira Guerra Mundial. Estranhos eventos que acontecem em um pequeno vilarejo ao Norte da Alemanha. As evidências apontam para rituais de punição e os abusos infantis e a omissão das crianças parecem ser o coração desse mistério.

Preto e branco

O interessante em relação à A Fita Branca, é que Michael Haneke rodou o longa em negativo colorido e, digitalmente, transformou tudo em preto e branco, a fim de dar um ar PB modernista para o filme de época.

Este Oscar aposta mesmo em novos tempos. Quem comandará a festa, este ano, será uma dupla nada ortodoxa, refletindo exatamente as intenções da academia: os atores Steve Martin e Alec Baldwin serão os anfitriões da festa que acontecerá no dia 7 de março.

(Eliane Maciel/Especial para brpress)

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