Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Diretora portuguesa Susana de Sousa DiasDiretora portuguesa Susana de Sousa Dias

É Tudo Verdade tem novo Moore

(brpress) – Em sua 15ª edição, festival destaca Capitalismo: Uma História de Amor, além de nomes importantes para debates. Por Luis Vieira.

(brpress) – Começa em São Paulo no dia 08/04 e no dia seguinte Rio de Janeiro a 15ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade. A programação nas duas cidades se estende até 18/04, exibindo um total de 71 filmes, nacionais e internacionais – como  Capitalismo: Uma História de Amor, novo filme de Michael Moore, e o premiado 48, da diretora portuguesa Susana de Sousa Dias, que vem ao Brasil.

 Em coletiva de imprensa, ocorrida nesta terça-feira (30/03), o diretor e criador do festival, o crítico Amir Labaki, comentou sobre o novo filme do sempre polêmico Michael Moore, que terá lançamento nacional no festival: “Orgulha-nos a Paramount ter nos deixado a oportunidade dessa estreia. O filme é realmente bom e ter se livrado de Bush parece ter ajudado ainda mais o Michael Moore”, brinca.

  Labaki escolheu essa 15ª edição para fazer um balanço retrospectivo. “Quando começamos, em 1996, o panorama pra documentários no Brasil era bem diferente. A média de exibição em salas de cinema era de dois filmes brasileiros e um internacional. No ano passado, isso subir para 32 produções nacionais e 14 estrangeiras”.

 Várias gerações

 Para Labaki, outro dado importante desse mutualismo entre a produção de documentários e o festival está no caráter das inscrições e da programação de 2010. “Temos uma mistura de gerações formidável. Muita gente estreando ao lado de diretores já consagrados”, aponta.

 “Além disso, o próprio formato do documentário nacional ganhou bastante diversidade. A maioria não se restringe mais àquele padrão didático, mais formal e focado em grandes personalidades. Os novos diretores estão experimentando e ousando, tanto na parte técnica quanto na escolha dos temas”.

Conferência

Paralela ao festival, haverá a 10ª Conferência Internacional do Documentário acontece em São Paulo, tendo por tema o uso de arquivos no cinema não-ficcional.O ciclo de debates acontece entre 14 e 16/04, na Cinemateca Brasileira e trará nomes convidados de peso.

 Entre eles, a cineasta portuguesa Susana de Sousa Dias, cujo documentário 48 ganhou o prêmio máximo do festival Grand Prix, em Paris, e Michael Renov, renomado crítico americano.
Homenagens

 O 15ª edição do É Tudo Verdade prestará homenagem ao documentarista francês Alain Cavalier, realizando uma retrospectiva de sua obra. Outro nome merecedor desse tipo de tributo é o de Benedito Junqueira Duarte, o mais importante realizador de documentários no Brasil na década de 1950, cuja obra também será lembrada no festival.

Salas

Na capital paulista, cinco locais exibirão os filmes do festival, Centro Cultural Banco do Brasil, Cinemateca Brasileira, Reserva Cultural, Cinemark Eldorado e o Espaço Unibanco, este último funcionando como sede do É Tudo Verdade. Os cariocas poderão conferir os documentários em seis endereços, Unibanco Arteplex, Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Moreira Salles, Ponto Cine Guadalupe, Cine Santa Teresa e Cinemark Downtown.

Veja a programação completa em www.itsalltrue.com.br

(Luis Vieira/Especial para a brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate