Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de O Sal da TerraCena de O Sal da Terra

O Sal de Salgado

São Paulo, brpress) - Forte, dramático, belo, inspirador. Assim é O Sal da Terra, documentário sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, que chega ao Ecofalante e circuito nacional. Por Juliana Resende.

(São Paulo, brpress) – Forte, dramático, belo, inspirador. Assim é O Sal da Terra, documentário sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, que abre a 4a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, acontecendo em São Paulo, de 18 a 29/03, e que parte para outras 19 cidades brasileiras no segundo semestre.

    O filme, que é um deslumbramento em termos de visual, como as imagens de Salgado (mesmo mostrando tanto sofrimento, seja na África ou no Leste Europeu), foi merecidamente premiado em Cannes 2014 e no Cesar Awards 2015. Concorreu ao Oscar 2015 de Melhor Documentário e já foi exibido em festivais do exterior e Brasil, como o do Rio e o CineCeará. E merece ser visto e revisto.

Olhar humano

   Suas duas sessões no Ecofalante (abertura e dia 21/03) são ótimas oportunidades, antes de o filme, assinado pelo cineasta Wim Wenders e pelo filho do fotógrafo, o documentarista Juliano Salgado, estrear em circuito nacional, em 26 de março. “A exibição em todo o Brasil é, além de uma honra, uma estratégia”, diz Juliano, para quem o maior trunfo da produção é compartilhar o olhar humano, ainda que ora encantado, ora aterrorizado, com que Salgado enfoca os fotografados – seja gente, seja bicho.

    O Brasil, que Salgado deixou em 1989, está presente com a tribo de índios Zo’é, isolada no Pará, e veste a carapuça da clara mensagem do filme sobre a importäncia da preservação da natureza  – ponto polêmico do novo Código Florestal, tema de outro documentário ‘must see’ da mostra, A Lei da Água –, para a garantia de recursos hídricos e da existência da vida.

    Incluir O Sal da Terra entre os 65 filmes do Ecofalante é a coisa certa – um relato sobre a relação do homem com o próprio homem e o planeta –, no lugar certo – um evento que é uma plataforma de debates sobre questões contemporâneas socioambientais, – e no momento certo: este em que os efeitos das mudanças climáticas já se fazem sentir.

(Juliana Resende/brpress)

Assista ao trailer de O Sal da Terra:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate