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Cartaz oficial de Mixed-up Zombies: bizarrice a prova de qualque título.Morgan-Steckler Productions/DivulgaçãoCartaz oficial de Mixed-up Zombies: bizarrice a prova de qualque título.Morgan-Steckler Productions/Divulgação

Trash: quanto pior melhor

(brpress) - Thiago Colás comenta sobre alguns dos títulos mais incomuns de filmes que entraram para história da sétima arte – pela excepcional ruindade e bizarrice.
(brpress) – A cada semana, mais de 200 filmes são lançados diariamente ao redor do mundo. Poucos tornam-se clássicos, a maioria é mediana e alguns não valem a pena nem serem vistos. Mas todos eles precisam chamar a atenção do público, de alguma maneira. Por isso, às vezes, alguns filmes recebem nomes realmente estranhos, na tentativa de despertar a curiosidade da audiência.

 Isso era mais comum nas décadas de 50 e 60, quando o cinema era dominante, e qualquer filme tinha seu público. Apesar de dividir a audiência com outras mídias na era digital, o cinema ainda reina imponente, mesmo repetindo velhas fórmulas. Por isso, só por diversão, vamos dar uma olhada em alguns dos nomes de filmes mais estranhos da história do cinema.

 – The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up Zombies!!? ou As Criaturas Incrivelmente Estranhas que Pararam de Viver e se Tornaram Zumbis Doidões!!?, de 1964.

 A história consegue ser mais bizarra que o título, envolvendo uma seita de zumbis psicodélicos que vivem em um circo, naquele que foi chamado de O Primeiro Musical de Terror da História do Cinema. É considerado pela crítica como o mais estranho nome de um filme de todos os tempos, e foi também, por alguns anos, o mais longo, até ser superado por…

 – Die Verfolgung und Ermordung Jean Paul Marats Dargestellt Durch die Schauspielgruppe des Hospizes zu Charenton unter Anleitung des Herrn de Sade, feito em 1967, na Alemanha. Traduzindo, seria algo como A Perseguição e Assassinato de Jean Paul Marat Como Interpretada pelos Pacientes do Asilo de Charenton Sob a Direção do Marquês de Sade.

 Não sem motivo, todas as referências ao filme são feitas pela forma resumida de Marat/Sade. A história é uma adaptação de uma peça de Peter Weiss, contando sobre uma outra peça dirigida pelo famoso Marquês de Sade quando estava preso em um asilo para doentes mentais, com os outros pacientes como elenco. Diferente da maioria dos outros exemplos, Marat/Sade é um filme de arte respeitado, mas que merece ser mencionado aqui pela monstruosidade do título.

 – Monster a Go-Go, de 1965, não tem um nome tão grande, mas é igualmente estranho, e com uma história mais louca ainda: foi interrompido durante as filmagens e retomado com algumas poucas cenas extras quatro anos depois da filmagem original, com muitos membros do elenco substituídos.

 No roteiro, um astronauta retorna de uma viagem espacial transformado em monstro radioativo. Por falta de dinheiro, as cenas envolvendo o monstro em questão são poucas, com a maioria dos fatos sendo narrados por outros personagens, ao invés de exibidos. Tudo isso com muito som de discoteca, o motivo por trás do nome.

 – Manos: The Hands of Fate, cuja tradução seria Mãos: As Mãos do Destino, de 66, foi feito graças a uma aposta do diretor Harold Warren, de que ele seria capaz de produzir um filme comercial por si só.

 Com uma câmera defeituosa que filmava apenas 32 segundos antes de travar, com um elenco amador e apenas US$ 19 mil de orçamento, Warren elaborou a história completamente confusa de um morto-vivo líder de culto que tem como servo o sátiro Torgo, e que decide sacrificar um homem que foi atraído até sua casa, e tomar sua esposa e filha para si mesmo.

 Quentin Tarantino possui uma rara cópia em 16mm de Manos – que ele considera sua comédia favorita.

 Mais novos

 Mas não são apenas os filmes trash antigos que possuem nomes estranhos. O recente Serpentes à Bordo (no original, Snakes on a Plane), estrelando Samuel L. Jackson, se tornou conhecido mundialmente muito antes das filmagens começarem, apenas por causa do nome.

 Durante as filmagens, houve até uma tentativa de mudar o título para algo mais tradicional – tentativa essa que foi vetada pelo próprio Jackson, que disse ter aceito participar do filme exatamente por causa do título.

 Na história, um homem viaja de avião para ser testemunha de um julgamento de assassinato, tendo um oficial do FBI como escolta. Mas o criminoso decide soltar várias cobras venenosas no avião, para matar a testemunha antes que ela chegasse ao julgamento.

 O filme propriamente dito é tão deliciosamente estranho quando parece.

(Thiago Colás/Especial para brpress)

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