Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Detalhe do cartaz da exposição Alice in WonderlandDetalhe do cartaz da exposição Alice in Wonderland

Alice assopra 150 velinhas

(Londres, brpress) - Para celebrar aniversário de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, a British Library fez exposição Alice in Wonderland, com manuscrito de Lewis Carroll e loja pop-up exclusiva.

(Londres, brpress) – Parabéns, Alice. Muitos anos de vida – além dos 150 que o clássico de Lewis Carroll, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, comemora este ano. São os votos da exposição Alice in Wonderland (“Alice no País das Maravilhas”), que abriu em 20/11/15, na British Library, em Londres, ficando em cartaz até 17 de abril de 2016. Foi apenas o começo de várias atividade comemorativas, que têm seu ponto alto com o lançamento do filme Alice Através do Espelho (Alice Through the Looking Glass), com produção de Tim Burton, em 26 de maio de 2016.

O livro As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, publicado em 1865, é considerado um marco na literatura mundial e até hoje vem sendo adaptado, apropriado, reinventado e reilustrado. Ou seja: ainda somos capturados pela inventividade e os mistérios que a obra contém. Aliás, são dois livros num só: um para crianças e outro para adultos.

Universo fantástico

A exposição na British Library explora essa fascinação e o poder que a história de menina que entra na toca de um coelho e sai num universo fantástico ainda tem de inspirar as pessoas a não temerem aventuras e descobertas em mundos estranhos.

Entre as principais atrações da mostra estão o manuscrito original assinado por Carroll, além de edições belíssimas com ilustrações feitas à mão pelo próprio Charles Dodgson (nome verdadeiro de Lewis Carroll) e por artistas como Mervyn Peake, Ralph Steadman, Leonard Weisgard, Arthur Rackham, Salvador Dali e outros.

Loja com coisas de Alice

Para quem é fã de Alice no País das Maravilhas, a loja pop-up da exposição (a primeira em toda a história da British Library) também foi um ponto alto da visitação – gratuita, vale ressaltar. As peças, de pôsteres, camisetas, cadernetinhas, lápis, canetas, pratos, canecas e, claro um jogo de chá do Chapeleiro Maluco, reproduzem ilustrações da obra de Caroll.

Tudo é exclusivo, mas alguns regalos valeram muito a visita à loja – agora fechada, embora vários itens continuem à venda online. Algums produtos são resultantes da competição Redesigning Alice (“Resedenhando Alice”), realizada pela British Library em parceria com o site de artesanato e design Etsy UK – que mantém uma farta seção de coisas de Alice.

Foram centenas de inscrições com ideias de produtos inspirados nas ilustrações antigas para o livro e apenas cinco foram escolhidos (por um juri que incluiu representantes da icônica loja londrina Liberty) e fabricados. Entre os destaques estão bijoux do designer londrino Rentaro Nishimura – os anéis de coroa da Rainha de Copas são um must! – e os tecidos com estampas das ilustrações recriadas pelo Chá com Letras, duo dos designers James Barker (inglês) e Joana Pereira (portuguesa).

Importante: a loja pop-up fica aberta somente até o dia 31 de janeiro de 2016.

Veja mais fotos dos produtos vencedores do concurso Redesigning Alice no Pinterest da brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate