Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fim da picada

(São Paulo, brpress) - Justiça da França anulou correta decisão da FIA que baniu do automobilismo o ex-chefe da Renault, Flavio Briatore. Mais: Copa São Paulo, Lucas Gaúcho e Douglas Costa. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

  (São Paulo, brpress) – Sempre se disse que uma autêntica democracia precisa ter uma justiça cada vez mais fortalecida. Lamentavelmente, vez por outra, se conhece aqui e no exterior, equívocos cometidos em togadas decisões.   Justamente na França, o berço da democracia, acompanhamos nesta semana uma decisão esdrúxula, estapafúrdia e grotesca.

   A justiça do país de Robespierre, Voltaire, Diderot e Montesquieu anulou a correta decisão da FIA que baniu do automobilismo o ex-chefe da Renault, Flavio Briatore. O italiano havia sido condenado, sob a acusação de ser o mentor de uma conspiração que culminou com a proposital batida do piloto brasileiro Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008. Com isso, o espanhol Fernando Alonso, que também corria pela mesma escuderia, venceu a prova.

   Não bastaram para a justiça da França os dados da telemetria, as comparações dos tempos dos pilotos na prova daquele ano e nas anteriores. Não bastaram também as imagens gravadas do acidente e a confissão da tramóia por Nelsinho Piquet.

   A FIA poderá e deverá recorrer. A França, que nos dá belos exemplos de democracia e justiça, vindos principalmente da Praça da Concórdia, poderá rever e reverter esse erro.

  Copinha

     Já faz algum tempo que a Copa São Paulo perdeu seu glamour e importância. Nos últimos anos, a competição tornou-se motivo de conchavos políticos e seu inchaço é um dos grandes responsáveis pela queda de qualidade dos jogos.

   Há alguns anos, resolveram levar a Copa para o interior, de preferência em cidades governadas pelo PT. E privilegiaram convites para times de cidades que nem imaginávamos existir no mapa.

   Banalizou-se o que era elogiado em prosa e verso. A Copinha não é mais a competição que era a maior reveladora de craques do futebol brasileiro.

  Suspensão do Kuwait

     O país está suspenso pelo COI-Comitê Olímpico Internacional, por interferência política no comitê do país.

   Se o assunto fosse levado a sério, muitos países daquela região e de outras, poderiam seguir o mesmo caminho.

   Mas aí precisa ter coragem de tomar tal atitude.  

BAMBAMBÃ

Mais uma revelação no Tricolor

O atacante Lucas Gaúcho, do São Paulo, é daqueles de encher os olhos. Se for bem orientado e receber as oportunidades na hora certa, dará muitas alegrias à torcida do Tricolor. Mais um garoto surgindo na base do São Paulo… Isso não é novidade… BUMBUMBUM

Douglas Costa vendido

O Grêmio vendeu o habilidoso (e já mascarado) Douglas Costa ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Douglas, apesar da marra, poderia ter dado mais pelo Grêmio, mas preferiu sair. É a dura realidade do nosso futebol. O garoto já declarou que não ficará por lá para sempre. Façam suas apostas. Em quantos meses ele voltará às manchetes, pedindo para voltar?

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] ou pelo Blog do Leitor.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate