Transmissões: incerteza total
(São Paulo, brpress) - Clube dos 13, completamente enfraquecido, recebeu na semana passada apenas uma proposta da Rede TV. Mais: Ponte Preta e Corinthians. Por Márcio Bernardes.
Márcio Bernardes*/Especial para brpress
(São Paulo, brpress) – O quadro atual indica que o Campeonato Brasileiro do ano que vem corre o risco de não ser televisionado. O Clube dos 13, completamente enfraquecido, recebeu na semana passada apenas uma proposta da Rede TV.
Os clubes estão negociando diretamente com a Globo. Alguns consultam a Record. Na hipótese de um acordo direto com as emissoras, Clube dos 13 e Rede TV vão tentar liminares na justiça. E fazer valer aquilo que consideram ser seu direito.
Uma possibilidade que também está sendo considerada é um grupo de clubes fecharem com a Globo e outro com a Record. Como seriam as transmissões dos jogos de equipes que venderam seus direitos para as duas emissoras?
A situação é tão complicada e polêmica que foi aventado que se acontecer algum impasse mais grave, a presidente Dilma poderia imitar sua colega Cristina Kirchner, que comprou os direitos de transmissão do Campeonato Argentino.
Isso também deve ser considerado, mas é o menos provável. Como se sabe, Kirchner tinha interesses políticos para tirar do seu adversário, o grupo do jornal Clarín, os direitos das transmissões.
Dilma Rousseff, mesmo considerando o interesse público e a importância do futebol para o brasileiro, tem outras coisas mais importantes para fazer.
Pode escrever: isso vai acabar na justiça!
Mentiras
Na quarta-feira passada, Juvenal Juvêncio disse com todas as letras que a contratação de Luiz Fabiano era impossível para o São Paulo e inviável para os investidores.
Usou, inclusive, o coerente argumento de que, aos 30 anos, o atacante não terá mais mercado e idade para uma nova transferência para a Europa – o que, em tese, devolveria o dinheiro para os investidores.
Dois dias depois, o Tricolor anunciou a contratação de Luiz Fabiano por quatro anos e pagando 7 milhões de euros.
Juvenal Juvêncio, aos 75 anos e aparentes 120 kg, incorporou o espírito de Garrincha. Com categoria, driblou repórteres e torcedores, escondendo o negócio que estava sendo tratado por um dirigente do Tricolor na Espanha.
Mesmo mentindo que não seria possível concretizá-la, deve-se considerar que foi uma contratação espetacular. A vontade de Luiz Fabiano ajudou muito.
Lembrei dos meus tempos de repórter e percebi que cartola continua mentindo tanto quanto político. Não dá mesmo para confiar.
Como mandam os bons manuais de jornalismo, a melhor coisa a se fazer nesses momentos é checar e rechecar. E pouco confiar.
BAMBAMBÃ
Com a Macaca
A Ponte Preta é a grata surpresa do Campeonato Paulista. Depois de começar a competição cambaleante, a Macaca já acumula dez jogos sem perder e contabiliza em suas contas vitórias sobre Corinthians e São Paulo, longe do Moisés Lucarelli.
A tendência é que o time de Campinas se classifique bem para as quartas de final e pode surpreender na briga por algo mais no
Paulistão.
BUMBUMBUM
O Corinthians ainda não achou um meia para coordenar sua equipe e Bruno César, antes unanimidade entre os torcedores, perdeu a posição e só agora tenta reconquistar a confiança de Tite.
Enquanto isso, o argentino Matías Defederico é o grande destaque do Independiente e nesta quinta-feira acabou
convocado para o amistoso da seleção diante da Venezuela.
Vai ver o principal articulador do Corinthians já estava no clube e a comissão técnica nem sabia.
(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] , pelo Blog do Leitor ou pelo Twitter @brpress.
Comentários: