Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Duda Penteado imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil. Foto: DivulgaçãoDuda Penteado imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil. Foto: Divulgação

Duda Penteado: arte sustentável

(Nova York/São Paulo, brpress) - Artista brasileiro radicado nos EUA faz projeto na Amazônia, murais coletivos com garrafas pet e discute imigração e terrorismo dando cores e formas a complexos temas do mundo contemporâneo.

(Nova York/São Paulo, brpress) – Recém-chegado da Amazônia, onde desenvolve projeto artístico-sustentável para uma marca de água mineral, o artista plástico brasileiro radicado nos EUA Duda Penteado (foto) imprime o conceito de arte social em novos projetos no Brasil – como A Arte de Reciclar, cujo objetivo é reciclar garrafas pet e ideias e cuja obra coletiva será inaugarada em abril de 2015, em Vinhedo (SP). São dois murais: um na Secretaria Municipal de Cultura e outro na filial da Globalpack, patrocinadora do projeto.

Nos últimos dez anos, Penteado tornou-se um dos expoentes do chamado muralismo contemporâneo, que é a arte de pintura de murais. O trabalho tem um viés de sustentabilidade, pois é usado para falar de temas como aquecimento global, por meio da utilização de mão de obra voluntária, treinada pelo artista em oficinas.

Terrorismo e imigração

Em entrevista exclusiva durante sua passagem por São Paulo, Duda fala das experiências brasileiras que inspiram suas criações, assim como de suas impressões de ‘estrangeiro” num Brasil multifacedado e com tantos encantos e desafios. Além disso, atualiza ações dos projetos artísticos permanentes Beauty for Ashes, sobre a recostrução da vida após o 11 de Setembro, e We Are You, que discute a imigração na sociedade americana por meio de intervenções.

Em novembro de 2014, o trabalho de Duda foi tema do Fórum “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II”, no Museu de Arte Contemporânea/MAC-Niterói, tendo como base reflexões sobre o livro Duda Penteado: Artistic Revolution, Arte & Transformação, lançado simultaneamente no Brasil e Estados Unidos (Nova York).

O Fórum “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II” prevê a promoção da educação, da inclusão social indígena e da matriz afro-brasileira. Partindo da concepção de antropologia transcultural da UNESCO, baseada na obra de Jacques Poulain, o projeto valoriza a raiz da cultura brasileira, com participação das culturas vivas indígenas em instituições museológicas.

O fórum é uma continuidade dos esforços do bem sucedido seminário internacional “Museus e Transculturalidade: Novas Práticas Pós-Modernas”, no qual foi realizado o Painel Transcultural pintado por Duda Penteado, com a participação de indígenas da aldeia Maracanã.

A ÍNTEGRA DESTE CONTEÚDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO. Fale conosco: [email protected]

Comentários

Publicar Comentário