Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Um dos grafites de Banksy numa parede de HollywoodUm dos grafites de Banksy numa parede de Hollywood

Banksy versão Hollywood

(brpress) - Imagine de que o grafiteiro anônimo mais famoso do mundo iria vestido no Oscar. Seria um show à parte. Não à toa que a Academia declinou. Por Rafael Jardim.

(brpress) – O grafiteiro e artista gráfico Banksy, cuja identidade é um mistério, não poderá ir à cerimônia do Oscar, dia 27/02, disfarçado, como gostaria. Seu filme Exit Through the Giftshop (Reino Unido, 2010) foi indicado a Melhor Documentário. Banksy então, famoso por evitar a “celebridade” mantendo-se incógnito, teve o pedido negado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde, alia, o grafiteiro anda aprontando poucas e boas, sempre destilando fina ironia.

     Solto pelas ruas de Los Angeles, o britânico – bem, pelo menos seu trabalho surgiu na cidade de Bristol, Inglaterra, mas nada se sabe sobre quem de fato ele seja – está dando o que falar e fazer. A CBS já tirou o outdoor em que Bansky desenhou um Mickey bêbado e uma Minnie Mouse fumando. No entanto, a rede de televisão anunciou, ironicamente, na mesma moeda, que agora possui uma obra do artista e que ainda não sabe qual será o destino final dela. Banksy é supervalorizado – uma de suas obras chegou a mais de US$ 160 mil num leilão.

Lado B

     Neste último final de semana, também nos surpreendemos com um documentário de pouco mais de 13 minutos com visitas a estúdios, entrevistas e comentários de gente que conhece o assunto, contando o lado B da história de Banksy. O filme recebeu o nome de B Movie e já foi retirado do YouTube, aparentemente pelo próprio “escritório de Banksy, o Pest Control”. Foi como tirar doce da boca de criança: em dois dias todos os vídeos e cópias estavam fora do ar.

    Bom, muitas dúvidas e mistérios rondam este cara – o anônimo mais famoso do mundo, e, conseqüentemente, com pouco espaço sobrando no cofre. E a dúvida que não quer calar, se o seu filme ganhar, é:  ele subirá ao palco para receber a estatueta Imagine Baknsy no Oscar fazendo uma performance anarco-punk. Imagine agora do que o intrépido grafiteiro iria se fantasiar. Seria um show à parte. E não é à toa que a Academia declinou.

    Segundo o site português Público, já estaria tudo combinado entre Banksy e o director executivo da Academia, Bruce Davis, e toda essa lenga-lenga não passa de marketing – aliás, especialidade do artista. Jaimie D’Cruz, produtor de Exit Through the Gift Shop, é quem receberia a estatueta, caso o filme ganhe.

(Rafael Jardim, do MyCool/Especial para brpress, com redação brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate