Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Yoani Sánchez teve visto concedido para vir o BrasilYoani Sánchez teve visto concedido para vir o Brasil

Yoani Sánchez ilhada

(brpress) - Blogueira cubana, que obteve visto do governo brasileiro para vir ao Brasil e batalha por permissão para sair da ilha, tem livro De Cuba, Com Carinho, lançado no país.

(brpress) – A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, que obteve visto do governo brasileiro para visistar o país e batalha para  obter permissão do governo cubano para sair da ilha, tem seu livro De Cuba, Com Carinho (Ed. Contexto, 208 págs., R$ 35,00), lançado no Brasil.

    Autora do famoso blog Generación Y, Yoani Sánchez foi eleita, em 2007, pela revista Times, como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta. O livro reúne alguns dos mais representativos posts de Generación Y, que apresenta uma visão desencantada e crítica do cotidiano da população na ilha de Fidel.

    Yoani tem sido destaque no noticiário, nos últimos dias por conta da iminência  de sua viagem para o Brasil – um convite feito a ela pelo cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do documentário Conexão Cuba-Honduras, que reacendeu o tema das dificuldades enfrentadas por cubanos que criticam o regime para conseguir permissão para deixar seu país.

    Sem permissão para sair de Cuba até o momento, Yoani enviou um requerimento à embaixada do Brasil em Havana, solicitando que a presidente Dilma Rousseff, em visita a  este país,  intercedesse para que ela pudesse vir ao Brasil. Nesta terça (31/01), Dilma tem agenda cheia em Cuba e não há informações sobre a possibilidade de Yoani encontrar com a presidente, apesar da pressão de movimentos pelos direitos humanos de Cuba.

    Haverá também reuniões de trabalho entre Dilma e o presidente cubano, Raúl Castro, além de conversas com os ministros brasileiros e cubanos, sobre temas econômicos. As questões relativas a direitos humanos, como os apelos para a abertura política e as ações da jornalista e blogueira Yoani Sánchez, não devem ser discutidos publicamente.
             
    O filme “Conexão Cuba-Honduras” aborda a liberdade de expressão e tem em Yoani um de seus protagonistas. O cineasta deseja contar com a presença da autora cubana na estréia do filme, programada para 10 de fevereiro, na cidade de Jequié (Bahia).

    Mas este é um assunto considerado tabu pela diplomacia brasileira (que se dispôs a conceder o visto de permanência desde que a autora não tenha nenhuma atividade política por aqui, incluindo a manutenção de seu blog) e pelas autoridades cubanas, que se sentem pressionadas a liberar a saída da jornalista de Cuba.

Leia mais sobre  Yoani Sánchez aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate