Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Crianças carregam água no Haiti. Foto: David Greenwood HaighCrianças carregam água no Haiti. Foto: David Greenwood Haigh

Haiti: tropas e futebol brasileiros em missão de ‘paz’

Documentário O Dia em que o Brasil Esteve Aqui discute ocupação do país confrontando soft e hard power do Brasil.

(São Paulo, brpress) – O Haiti – tema do documentário It Stays with You, que originou Agora Eu Quero Gritar (Right Now I Want to Scream, Reino Unido/Brasil, 2020) devido ao envolvimento do Brasil na “pacificação” do país, liderando um policiamento militarizado similar ao que viola direitos humanos em favelas do Rio – volta à pauta.

Nesta quinta (22/06), às 19h, o Cineclube Vladimir Herzog, em parceria com a campanha Ocupação no Haiti Nunca Mais e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira), apresentam o documentário O Dia em que o Brasil Esteve Aqui (2005), seguido de debate. 

Ocupação pós-golpe

Haiti, 29 de fevereiro de 2004. Um golpe de estado derruba o presidente Jean-Bertrand Aristide e guerrilheiros armados tomam as ruas do país. Tentando restaurar a paz, tropas brasileiras a serviço da ONU desembarcam no Haiti. 

Num ambiente caótico, o primeiro-ministro interino faz uma declaração inesperada: 

“Em vez de tropas, o Brasil deveria enviar sua seleção de futebol”. 

O presidente Luís Inácio Lula da Silva propõe, então, o “Jogo da Paz” e, no dia 18 de agosto de 2004, as seleções de futebol do Brasil e do Haiti protagonizam um jogo amistoso. 

Craques como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o técnico Carlos Alberto Parreira e o veterano Zagalo tiveram uma missão além de uma partida de futebol e o encontro das seleções ajudou a amenizar os graves conflitos internos. Pelo menos por algumas horas.

O documentário mostra a presença dos brasileiros desfilando pelas ruas de Porto Príncipe, criando um evento capaz de suspender, ainda que provisoriamente, a inquietação social.

#agoraeuquerogritar #rightnowiwanttoscream #haiti #minustah

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate