Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Campanha pró-índios engaja Colin Firth

(brpress) - Ator inglês conclama pessoas a cobrarem do ministro da Justiça brasileiro providências contra desmatamento ilegal que pode levar tribo Awá à extinção. Por Victor Hugo Felix.

(brpress) – Foi lançada uma campanha contra o desmatamento ilegal que pode levar a tribo indígena brasileira dos guajás – ou awá-guajás – a ser extinta, e que conta com apoio e depoimento do ator britânico Colin Firth, ganhador do Oscar por O Discurso do Rei (2010).

    A campanha da ONG Survival International, que defende os direitos dos povos indígenas em todo o mundo, afirmou que o território dos Awás foi invadido por posseiros e por madeireiras ilegais e que a pequena tribo está ameaçada de genocídio e extinção.

    No filme de divulgação, Firth diz que a tribo está sendo dizimada. “A floresta dos guajás está sendo desmatada ilegalmente. Quando os madeireiros os veem, os matam. Seus arcos e flechas não são páreos para armas”, afirma.

Prioridade

    O ator pede às pessoas que entrem em contato com o ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, para pedir que ele aja e expulse os madeireiros da floresta. “Não é a sua prioridade. Vamos fazer isso subir em sua lista”, conclama o ator.   

A tribo guajá é uma das duas únicas tribos de caçadores-coletores nômades restantes na Amazônia. Segundo dados da Survival International, é também a tribo mais ameaçada do planeta.

Assista ao vídeo da campanha da ONG Survival International:

(Victor Hugo Felix, do Pipoca Moderna/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate