Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Magic Slim leva seu blues ao Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.DivulgaçãoMagic Slim leva seu blues ao Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.Divulgação

Sertão respira jazz no Carnaval

(Recife, brpress) - NE abriga festivais com Magic Slim, Uakti, Wagner Tiso e Andreas Kisser; em Guaramiranga (CE) e Garanhuns (PE), música instrumental dita o ritmo. Por Jarmeson de Lima.

(Recife, brpress) – Carnaval no Nordeste é sinônimo de calor, praia, blocos de frevo e axé e uma euforia contagiante. Mas distante do litoral e dos folguedos típicos da região, cidades como Guaramiranga (CE) e Garanhuns (PE) apostam no jazz e no blues como opções de diversão para quem quer fugir da folia.

Em Guaramiranga, interior do Ceará, o Festival Jazz & Blues chega à 11ª edição consolidado como um dos mais importantes projetos musicais do gênero no país. O sossego e boa oferta musical cativou o público que quer permanecer distante dos grandes centros urbanos nesta época. Nomes como César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson e Stanley Jordan já passaram pelos palcos de Guaramiranga em edições passadas.

Neste ano, o evento que acontece no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, nos quatro dias de Carnaval, de 13 a 16/02, vai das 10h da manhã até às 3h da madrugada. No entorno da praça do Teatro, a diversidade de restaurantes completa o clima mais ameno da região, com uma culinária que oferece fondues franceses, massas italianas, salsichas alemãs, chocolate quente e vinhos.

Atrações

Como atrações de sua 11ª edição, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga traz artistas consolidados e de renome internacional como o guitarrista Magic Slim (EUA), ícone do Chicago Blues, o regente e pianista mineiro Wagner Tiso, o violonista Rildo Hora, o grupo mineiro Uakti e ainda o cubano Paquito D’Rivera, vencedor de nove prêmios Grammy.

Assim como nos demais anos, as filas para os shows no Teatro Rachel de Queiroz começam a se formar desde o início da tarde. Pensando assim numa forma de descontrair o público e chamar a atenção de um nova plateia, a organização realiza em palco armado na rua em frente ao local uma série de Ensaios Abertos, com as atrações de cada dia.

Prévia

O o festival de Guaramiranga faz um aquecimento semanal em Fortaleza, com o projeto Na Trilha do Jazz. Instrumentistas, grupos e cantores participam da programação que passa por bares e restaurantes da capital cearense, até o dia 12/02, de terça a sábado.

Na Trilha do Jazz passa por casas que tradicionalmente já atraem o público com shows ao vivo trazendo aos palcos, instrumentistas e grupos que já têm um trabalho consolidado e reconhecido na cena instrumental do estado. Café Pagliuca, Degusti, Datamar Bistrô de Paris, Fafi Bar, Altas Horas e Iate Clube receberão shows com Mimi Rocha e Trio, Dunas Jazz Band, Bossa Jazz, Blues Label, Puro Malte, De Blues em Quando, Felipe Cazaux e Marcos Maia, entre outros.

Garanhuns

Na “Suíça Pernambucana”, a programação jazzística chegou no Carnaval da cidade há apenas três anos, seguindo o bom exemplo de Guaramiranga. O Garanhuns Jazz Festival agita a cidade durante os dias 13, 14 e 15/02 de fevereiro trazendo em palco aberto no centro da cidade mais algumas atrações que tocam jazz, blues ou música instrumental brasileira.

Neste ano, além dos convidados internacionais Magic Slim e Carl Dixon, do Harlem Jubillee Singers, de Nova York, a organização chamou Tico Santa Cruz, do Detonautas, e Andreas Kisser, do Sepultura, para uma nova jam session blueseira, que passou por várias capitais durante o ano passado. Celso Blues Boy, Azimuth, Harmonicas Mercosul, Marcelo Naves, The Bluz e Uptown Band completam a programação do evento, que terá ainda sorteios de instrumentos musicais em cada noite.

Festival Jazz & Blues de Guaramiranga

De 13 a 16/02

Guaramiranga – Ceará (110 km de distância de Fortaleza)

Mais informações: www.jazzeblues.com.br

Garanhuns Jazz Festival

De 13 a 15/02

Garanhuns – Pernambuco (229 km de distância do Recife)

Mais informações: www.garanhuns.pe.gov.br

(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate