Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cães podem transmiti-los

(brpress) - Giardia é causa frequente de vômito e diarréia em animais de companhia, podendo contaminar humanos e gerar problemas, como déficit de crescimento.

(brpress) – A giardíase é uma infecção causada pelo parasita giardia, frequentemente encontrado em animais de companhia. Estudos apontam que entre 32% e 80% dos cães no Brasil carregam o invasor – em São Paulo, estimam-se em 12% os animais infectados, na Itália esse número chega a 80%.

O protozoário pode ser transmitido para humanos e pode causar, em ambos, diarréia, vômitos, desidratação e prejudicar a absorção de nutrientes, provocando deficiência de vitaminas e déficit de crescimento.

Os donos dos animais devem ficar atentos aos sintomas e verificar se não há pequenos cistos nas fezes dos mesmos. “Ao contrário do que muitos pensam, esta doença não atinge apenas cães em canis. Estudos recentes comprovam que o parasita é prevalente em animais bem cuidados, especialmente em cães com menos de um ano”, explica o médico veterinário responsável pelo laboratório clínico do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, Dr. Márcio Moreira.

Transmissão  

O parasita, que vive no intestino do animal, é transmitido pelo contato com objetos, alimentos e água contaminados. No animal, a giardíase pode ser diagnosticada em exames de rotina, como a análise fezes, e tratada com medicamentos. Em caso de infecção humana, procure um médico para saber como proceder.  

Para os donos de animais de estimação que dividem espaços da casa com os bichos, como salas, quartos e até camas, é essencial adotar algumas medidas de prevenção à doença:

– Exames para controle de parasitas devem ser feitos frequentemente nos animais, pois falta de sintomas não significa ausência de infecções;

– Limpar diariamente os ambientes dos animais infectados e desinfetá-los com solução de amônia quaternária ou água fervente;

– Fornecer água filtrada ao animal e não permitir que este, ao passear na rua, entre em contato com fezes de outros bichos.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate