Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Boxing day

(Londres, brpress) - Em alguns países se comemora o Natal dando-se mais importância ao dia 24 que ao dia 25/12. No Reino Unido, outro dia de comemoração é o Boxing Day – o "dia das caixas" –, um modo "natural" de dar continuidade às festividades, no dia 26. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Em alguns países se comemora o Natal dando-se mais importância ao dia 24 que ao dia 25 de dezembro. No Reino Unido, no entanto, além destes dias, outro dia de comemoração é o Boxing Day – o “dia das caixas” –, um modo “natural” de dar continuidade às festividades, no dia 26. Feriado nacional, é também Saint Stephen’s Day, mas só os britânicos mais tradicionais assim o chamam.

Quando escutei esta palavra pela primeira vez, passou-me pela cabeça que se tratava de uma data na qual homenageavam os boxeadores. Isso não me parecia tão irreal, porque na América Latina há festas onde acontecem corridas de touros e brigas de galo; no México se festejam as caveiras no Dia dos Mortos, e no Andes há festividades nas quais as comunidades entram em luta corporal (inclusive ovacionando os mortos).

Porém, o Reino Unido se valoriza por ser um país onde portas armas (mesmo facas) é um delito e onde está proscrita qualquer prática recreativa que maltrate animais (há uma polícia especializada para prender pessoas que tratem com crueldade seus mascotes).

“Boxing” vem da palavra inglesa “box”, que significa “caixa”. Portanto, é o dia de dar presentes – e o dia que também acontecem megaliquidações do que sobrou nos estoques natalinos da lojas. As pessoas fazem filas nas lojas deste a madrugada do dia 25 para comprar com desconto tudo que encalhou quando Papai Noel ainda estava nas vitrines.

(*) Analista de política internacional, Isaac Bigio lecionou na London School of Economics e assina coluna no jornal peruano Diario Correo. Tradução: Angélica Resende/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate