Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Liberados procedimentos para transexuais

(São Paulo, brpress) – Hospitais públicos de referência na capital paulista passam a realizar cirurgias para remoção de útero e mamas no fim de janeiro.

(São Paulo, brpress) – A Secretaria de Estado da Saúde oferece, a partir do final de janeiro, cirurgias para remoção de útero em mulheres que passam pelo processo de mudança para o sexo masculino atendidas no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na capital paulista.

A medida acontece após a nova resolução do Conselho Federal de Medicina, aprovada em setembro de 2010, que deixou de considerar como procedimentos experimentais a retirada de mamas, ovários e útero em homens transexuais (nascidos mulher). Com isso, as cirurgias podem ser realizadas em qualquer hospital público ou privado que sigam as recomendações da instituição. No entanto, a neofaloplastia, ou construção do pênis, continua sendo avaliada como experimental.

Hospitais referência

Os pacientes triados no CRT – DST/Aids serão encaminhados ao hospital estadual Pérola Byington, onde uma avaliação e a histerectomia (retirada do útero) serão feitas.

O local tem capacidade para realizar até 100 cirurgias deste tipo e os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas desta população.  

A Secretaria também deve encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama, mas um hospital de referência ainda não foi estabelecido.  

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate