Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO – EquipamentosFOTO – Equipamentos

Cadeirinhas evitam danos

(brpress) – Lei vai tornar obrigatório, em 01/09, uso do equipamento para transporte de crianças nos carros, que deveria ser utilizado sem obrigatoriedade.

(brpress) – A partir de 01 de setembro, o uso de acentos especiais para crianças no banco traseiro dos carros, as cadeirinhas, será obrigatório em todo o Brasil. Além disso, regras para o transporte de crianças de até dez anos também foram estipuladas.

Os acidentes de trânsito são considerados a terceira principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade e de crianças entre cinco e 14 anos. Por isso, o uso da cadeirinha, segundo neurologistas, garante melhor proteção da cabeça e coluna vertebral, evitando maiores danos.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito apontam, entre 2000 e 2009, a morte de oito mil crianças em acidentes de trânsito.

Prevenção
 
Para o Dr. Francisco Sampaio Junior, neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, o uso da cadeirinha pode impedir danos irreversíveis às crianças em casos de batidas e arremesso no veículo.

“Caso sua coluna torácica seja afetada, a criança poderá ficar paraplégica, ou, então, tetraplégica, caso a colisão afete sua coluna cervical. Outros problemas graves como traumatismo craniano e variados tipos de sequelas, como déficit de memória, atenção ou concentração são apenas alguns dos problemas que é possível evitar utilizando as cadeirinhas corretas”.

De acordo com a nova legislação, cada faixa etária das crianças passa a trazer equipamentos obrigatórios para o uso. Por exemplo: bebês de até um ano precisam ser colocados em cadeirinhas na parte traseira do carro e viradas para o banco, de um a quatro anos somente cadeirinhas; crianças de quatro a sete anos devem ser colocadas em acentos de elevação sem encosto. Dos sete anos e meio aos dez, sempre no banco traseiro.

Punições

O uso dos equipamentos é obrigatório e a falta dos mesmos será considerada infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo até a solução do problema.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate