Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO – Anestesia pode causar diversos problemasFOTO – Anestesia pode causar diversos problemas

Reações podem causar problemas

(brpress) – Choque anafilático e hipertermia maligna são algumas das maiores preocupações dos médicos quando se trata de cirurgia.

(brpress) – Para que uma cirurgia tenha sucesso, o pré-operatório é uma etapa importante. Pois, a partir dele, o médico fará a ficha de avaliação, contendo histórico de doenças prévias, alergias, tratamentos cirúrgicos e afins. Porém, mesmo com os cuidados, o procedimento anestésico não está livre de contratempos como reações alérgicas – sendo mais comuns, as anafiláticas, que ocorrem após contato prévio com o agente desencadeante, e  as anafilactóides – e a hipertermia maligna.

O choque anafilático é uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância estranha ao organismo, causado pela ação das células de defesa mastócitos e basófilos. “Em um quadro grave da reação anafilática ocorre inflamação generalizada, com extravasamento de líquidos dos vasos sanguíneos para os espaços entre as células, com consequente queda da pressão arterial”, explica o Dr. Oscar César Pires, diretor de Defesa Profissional da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

Já a hipertermia maligna – doença rara e hereditária que provoca reação ao contato com succinilcolina ou anestésicos voláteis, como halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano – está diretamente relacionada ao procedimento anestésico. Portanto, é necessária a realização de exames nos pacientes com episódios suspeitos. Para tratamento é utilizado o fármaco dantrolene sódico, que reduz o índice de mortalidade de 80% para aproximadamente 7%.

Alérgicas e asmáticas

Mulheres com idade entre 30 e 50 anos com alergia à alvejantes ou cosméticos, que tiveram asma infantil, rinite e histórico de alergia alimentar ou medicamentosa também formam o grupo de risco.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate