Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ele mesmo obcecado por listasEle mesmo obcecado por listas

Mania de listas

(brpress) - Umberto Eco associa obsessão por catalogação a instabilidades históricas e tendência à acumulação na cultura ocidental.

(brpress) – Autor de obras consagradas como O Nome da Rosa, A História da Beleza e A História da Feiura, entre outras, o semiólogo e historiador italiano Umberto Eco lança agora no Brasil o livro A Vertigem das Listas (Ed. Record, 408 págs., R$ 162,90).

    O livro é o resultado de seu trabalho de curadoria no Museu do Louvre, em 2009, onde realizou exposições, conferências e projeções e leituras públicas, apresentando um panorama da evolução das listas  ao longo da história. O tema é recorrente na obra de Eco, que se confessa um obcecado por listas – presentes tanto em seus romances quanto em seus trabalhos acadêmicos.

    Espírito da coisa

    Segundo Eco, a concepção de listas expressa o espírito de cada época, manifestando-se tanto na dramaturgia grega clássica, em ritos e textos medievais como na literatura moderna.

    O livro apresenta uma vasta pesquisa iconográfica e literária, reunindo trabalhos de nomes consagrados no mundo das artes, como James Joyce, Damien Hirst e  Andy Warhol, entre outros.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate