Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ronaldo, o Fenômeno

(São Paulo, brpress) - Este ano será o último da carreira de um dos maiores atacantes que o Brasil já produziu: Ronaldo Luís Nazário de Lima. Por Rodrigo Cascino.
Rodrigo Cascino*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Este ano será o último da carreira de um dos maiores atacantes que o Brasil já produziu: Ronaldo Luís Nazário de Lima.

O jogador de 34 anos marcou mais de 300 gols na carreira e, não tivesse tantos problemas físicos ao longo dos anos, teria chegado certamente pelo menos perto dos 1000 gols.

É o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com quinze gols, sendo campeão pela Seleção em 1994 (como reserva) e em 2002, marcando os dois tentos da final contra a Alemanha, no Japão.

Rápido, habilidoso e com um faro de gol implacável, Ronaldo fará muita falta. Os jogadores atuais não têm o carisma do Fenômeno. Não têm a bola do Fenômeno.

Este jogador merece todas as homenagens possíveis e imagináveis. Merece um grande jogo de despedida da Seleção e também do Corinthians.

A torcida é que a temporada 2011 para Ronaldo seja perfeita, sem lesões, com títulos e muitas bolas nas redes adversárias. E não é exagero colocá-lo numa galeria ao lado de grandes craques da nossa história como Garrincha, Pelé, Zico, Leônidas, Ademir de Menezes, Romário, Vavá, Rivellino e tantos outros.

A aposentadoria de Ronaldo marcará o fim de uma era no futebol brasileiro. E para aparecer outro Fenômeno como ele, será difícil.

Candidatos

A Copa de 2014 será no Brasil, e alguns nomes do nosso futebol surgem com força para substituir Ronaldo no coração da torcida brasileira.

Alexandre Pato, atua na mesma posição do Fenômeno e tem tudo para se consagrar com a camisa do Milan e da Seleção Brasileira. Outro é Neymar. Aos 18 anos, é um craque. Diferentemente de Ronaldo, joga como segundo atacante, um pouco mais longe da área. Mas se tiver a carreira bem administrada, poderá ser, a curto prazo, o maior jogador do Brasil e do mundo.  E Alexandre Pato, também.

Seleção de todos os tempos

Ronaldo caberia em uma Seleção Brasileira de todos os tempos? Falando em termos de Copas do Mundo, sim. Em 2002, Ronaldo foi artilheiro do Mundial disputado na Coréia e no Japão, e, de quebra, marcou os dois gols do título.

Apenas outros dois avantes brasileiros chegaram a ser artilheiros de Mundiais. Leônidas, em 1938 (7 gols); e Ademir de Menezes, em 1950 (9 gols). No entanto, apenas Ronaldo foi artilheiro e campeão, na mesma edição (em 2002 e fez 8 gols).

Então, vai aqui uma Seleção Brasileira de todos os tempos, baseada no desempenho dos jogadores em Copas: Gilmar; Carlos Alberto (Djalma Santos), Mauro, Bellini e Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Ronaldo, Pelé e Zizinho.

Que timaço, hein! E pensar que feras como Jairzinho, Rivellino, Gerson e Zico ficaram de fora…

Realmente, o Brasil é uma fábrica de craques.

Ronaldo em 2010

Qualquer técnico do mundo teria levado Ronaldo para a Copa de 2010. O atacante do Corinthians estava louco para apagar a péssima impressão do Mundial de 2006.

Até a metade de 2009 (quando o Timão venceu o Paulistão e a Copa do Brasil), Ronaldo acreditava que poderia ser convocado por Dunga. E ele jogou demais. Foi fundamental nas conquisitas corintianas.

Caso nosso treinador tivesse batido um papo sincero com ele, Ronaldo teria chegado à África do Sul voando e o Brasil poderia ter chegado mais longe na última Copa. Mas a Seleção estava com o grupo fechado e Ronaldo foi esquecido.

(*) Rodrigo Cascino escreve interinamente durante as férias de Márcio Bernardes,  âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected], pelo Blog do Leitor ou pelo Twitter @brpress.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate