Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Um dos grafites de Banksy numa parede de HollywoodUm dos grafites de Banksy numa parede de Hollywood

Banksy versão Hollywood

(brpress) - Imagine de que o grafiteiro anônimo mais famoso do mundo iria vestido no Oscar. Seria um show à parte. Não à toa que a Academia declinou. Por Rafael Jardim.

(brpress) – O grafiteiro e artista gráfico Banksy, cuja identidade é um mistério, não poderá ir à cerimônia do Oscar, dia 27/02, disfarçado, como gostaria. Seu filme Exit Through the Giftshop (Reino Unido, 2010) foi indicado a Melhor Documentário. Banksy então, famoso por evitar a “celebridade” mantendo-se incógnito, teve o pedido negado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde, alia, o grafiteiro anda aprontando poucas e boas, sempre destilando fina ironia.

     Solto pelas ruas de Los Angeles, o britânico – bem, pelo menos seu trabalho surgiu na cidade de Bristol, Inglaterra, mas nada se sabe sobre quem de fato ele seja – está dando o que falar e fazer. A CBS já tirou o outdoor em que Bansky desenhou um Mickey bêbado e uma Minnie Mouse fumando. No entanto, a rede de televisão anunciou, ironicamente, na mesma moeda, que agora possui uma obra do artista e que ainda não sabe qual será o destino final dela. Banksy é supervalorizado – uma de suas obras chegou a mais de US$ 160 mil num leilão.

Lado B

     Neste último final de semana, também nos surpreendemos com um documentário de pouco mais de 13 minutos com visitas a estúdios, entrevistas e comentários de gente que conhece o assunto, contando o lado B da história de Banksy. O filme recebeu o nome de B Movie e já foi retirado do YouTube, aparentemente pelo próprio “escritório de Banksy, o Pest Control”. Foi como tirar doce da boca de criança: em dois dias todos os vídeos e cópias estavam fora do ar.

    Bom, muitas dúvidas e mistérios rondam este cara – o anônimo mais famoso do mundo, e, conseqüentemente, com pouco espaço sobrando no cofre. E a dúvida que não quer calar, se o seu filme ganhar, é:  ele subirá ao palco para receber a estatueta Imagine Baknsy no Oscar fazendo uma performance anarco-punk. Imagine agora do que o intrépido grafiteiro iria se fantasiar. Seria um show à parte. E não é à toa que a Academia declinou.

    Segundo o site português Público, já estaria tudo combinado entre Banksy e o director executivo da Academia, Bruce Davis, e toda essa lenga-lenga não passa de marketing – aliás, especialidade do artista. Jaimie D’Cruz, produtor de Exit Through the Gift Shop, é quem receberia a estatueta, caso o filme ganhe.

(Rafael Jardim, do MyCool/Especial para brpress, com redação brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate