Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Frei Betto: livro- homenagem aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro PretoFrei Betto: livro- homenagem aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro Preto

Mineirice com causa

(brpress) - Frei Betto lança romance histórico para homenagear os 300 anos de Ouro Preto, Mariana e Sabará.

(brpress) – Desde os primeiros dias em seu novo domínio, a Coroa Portuguesa estimulou a busca de metais preciosos no Brasil. Muitos oportunistas e aventureiros se arriscaram nesta busca. Não foi diferente para os varões da família Arienim que, de geração em geração, foram marcados pelas desgraças que a sede do tesouro viria a causar. Protagonistas de Minas do Ouro (Ed. Rocco, 272 págs., R$ 29,50), os Arienim ganham vida pelas mãos de ficcionista de Frei Betto, neste que é seu primeiro romance histórico.

Mapa da mina

Cinco séculos da história das Minas Gerais estão condensados nesta narrativa empolgante e surpreendente.  Foi em Salvador, então capital desta terra, que Fulgêncio viu sua vida mudar, ao receber uma herança “maldita”: um documento entregue a ele por um oficial inglês à beira da morte, apunhalado pelas costas por uma prostituta.

No papel, o mapa trazia uma frase e um desenho incompletos. Viu ali a promessa de um tesouro que viria a transformar profundamente a sua vida e de todos os outros Arienins que o sucederam.

De Salvador, no rastro dos bandeirantes, para a Capitania de São Vicente, futuro Estado de São Paulo, passando pela São Paulo do café, rumou para os recônditos das Minas Gerais, onde a sede do ouro no país chegou ao seu auge.

De Fulgêncio para a atual geração, passaram-se muitos Arienins: Prudêncio, Olegário, Vitorino, Otaviano, Ambrósio, Maria Veridiana, Antenor, Walter e um jovem jornalista que, no Brasil do século XX, registra em livro a história do mapa e de sua família. ao descobrir conexões durante pesquisa jornalística que abrange França, Hungria e Inglaterra.

Trilha do ouro

Por meio dessa bem engendrada  trama, o mineiro Frei Betto presta uma homenagem, neste lançamento, aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, completados em 2011.

Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, é considerado uma das vozes mais ativas na luta pela justiça social na América Latina. Padre dominicano e escritor consagrado, vencedor de dois prêmios Jabuti, tem mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, que refletem sua trajetória como militante político e talentoso ficcionista. Entre eles estão Batismo de Sangue, A Mosca Azul, Calendário do Poder, A Arte deSemear Estrelas, Diário de Fernando e Hotel Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate