Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Campanha pró-índios engaja Colin Firth

(brpress) - Ator inglês conclama pessoas a cobrarem do ministro da Justiça brasileiro providências contra desmatamento ilegal que pode levar tribo Awá à extinção. Por Victor Hugo Felix.

(brpress) – Foi lançada uma campanha contra o desmatamento ilegal que pode levar a tribo indígena brasileira dos guajás – ou awá-guajás – a ser extinta, e que conta com apoio e depoimento do ator britânico Colin Firth, ganhador do Oscar por O Discurso do Rei (2010).

    A campanha da ONG Survival International, que defende os direitos dos povos indígenas em todo o mundo, afirmou que o território dos Awás foi invadido por posseiros e por madeireiras ilegais e que a pequena tribo está ameaçada de genocídio e extinção.

    No filme de divulgação, Firth diz que a tribo está sendo dizimada. “A floresta dos guajás está sendo desmatada ilegalmente. Quando os madeireiros os veem, os matam. Seus arcos e flechas não são páreos para armas”, afirma.

Prioridade

    O ator pede às pessoas que entrem em contato com o ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, para pedir que ele aja e expulse os madeireiros da floresta. “Não é a sua prioridade. Vamos fazer isso subir em sua lista”, conclama o ator.   

A tribo guajá é uma das duas únicas tribos de caçadores-coletores nômades restantes na Amazônia. Segundo dados da Survival International, é também a tribo mais ameaçada do planeta.

Assista ao vídeo da campanha da ONG Survival International:

(Victor Hugo Felix, do Pipoca Moderna/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate