Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

No BrasilNo Brasil

Ouvido biônico

(brpress*) - Saiba o que são implantes cocleares e como funciona a tecnologia de implante coclear.

(brpress*) – Um implante coclear é um dispositivo médico eletrônico que faz o trabalho de partes danificadas do ouvido interno (cóclea) para fornecer sinais sonoros para o cérebro. O aparelho é implantado na orelha cirurgicamente e é capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras. Em outras palavras, trata-se de um ouvido biônico,  pois substitui a função do ouvido interno danificado. 

Em princípio, o implante coclear pode parecer uma tecnologia nova, mas ele vem sendo utilizado há cerca de 30 anos. O aparelho tem uma porção interna, que fica dentro da orelha, e uma porção externa, que é acoplada logo atrás da orelha e se mantém em posição por meio de um imã. Ao contrário dos aparelhos auditivos, que fazem sons mais altos, os implantes cocleares podem ajudar as pessoas que têm perda auditiva de moderada a profunda nos dois ouvidos e também aquelas que têm perda auditiva profunda em uma orelha com audição normal na outra orelha e ainda aquelas que recebem pouco ou nenhum benefício com aparelhos auditivos.

Como eles funcionam?

Muitas pessoas sofrem perda auditiva porque suas células ciliadas do ouvido interno(ou cóclea) estão danificada. O implante coclear permite que o som seja transferido para os seus nervos auditivos e permite-lhe ouvir. O processo funciona assim: um processador de som usado atrás da orelha captura o som e o transforma em código digital. O processador de som tem uma bateria que alimenta todo o sistema.

O processador de som transmite o som digitalmente codificado através da bobina do lado de fora de sua cabeça para o implante. O implante converte o som digitalmente codificado em impulsos elétricos e envia-o ao longo do conjunto de eletrodos colocados na cóclea (ouvido interno). Os eletrodos estimulam o nervo auditivo da cóclea, que envia os impulsos para o cérebro onde são interpretados como som.

Quais são os benefícios de um implante coclear?

– Muitos adultos com implante coclear relatam que ouvem melhor com um implante coclear do que com um aparelho auditivo. 

– Um estudo mostrou que as pessoas com implante coclear atingem uma média de 80% a compreensão de frases, em comparação com 10% de compreensão de sentenças por meio de aparelhos auditivos. 

– Pode se concentrar melhor quando em ambientes ruidosos. Isto lhes permite ter conversas com pessoas em mesas de reunião, em restaurantes e outros lugares lotados.

– Reconectar com sons perdidos que eles não podiam ouvir antes do seu implante coclear.

– Sentir-se mais seguro ao poder ouvir os alarmes, sirenes e outros sons de alerta.

– Falar e ouvir no telefone.

– Ouvir música.

Quais os fatores que podem afetar esses benefícios? O benefício do implante coclear é muitas vezes diferente para indivíduos com diferentes estágios de perda auditiva. Esta diferença é muitas vezes devido a: quanto tempo eles tiveram perda auditiva antes de receber um implante coclear; e o quão severa é sua perda auditiva; qual é condição de sua cóclea (ouvido interno).

Outras condições médicas podem afetar os benefícios dos implantes coleares. Por isso é imprescindível consultar o seu médico ou profissional sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para sua condição de perda de audição. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países.

No Brasil, o implante coclear pode ser feito na rede pública (SUS), em centros credenciados, ou na rede privada através dos convênios de saúde. Todo convênio que tenha cobertura para cirurgia é obrigado a cobrir o implante coclear, pois o mesmo consta no rol de procedimentos básicos da ANS.

(*) Com informações de implantecoclear.net e cochlear.com

Acesse este conteúdo com um infográfico interativo aqui

Veja como os implantes cocleares funcionam no infográfico animado abaixo:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate