Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Kazna Asker (esq.): na ponte Sheffield-Iêmen. Foto: British Fashion CouncilKazna Asker (esq.): na ponte Sheffield-Iêmen. Foto: British Fashion Council

Ao Iêmen, com moda e ativismo 

Estilista iemenita mostra que mistura dá certo em prol do país devastado pela guerra e da comunidade onde vive.

(Londres, brpress) – A Semana de Moda de Londres se destaca por ser um grande showcase de criadores emergentes – e não necessariamente pelos desfiles das grandes marcas. Onde mais uma estilista do Iêmen estaria mostrando seu trabalho? 

Pois Kazna Asker e a marca que leva seu nome dizem a que vieram na London Fashion Week SS24 (Primavera-Verão 2024,14 a 19 de setembro). A jovem estilista faz uma roupa contemporânea, esportiva – com destaque para as jaquetas Adidas customizadas com tecidos típicos –, incorporando o hijab (véu islâmico feminino) nos looks.  

Sheffield-Iêmen

Sua primeira coleção mostrada na London Fashion Week 2022, com bolsa do British Fashion Council.A iemenita emergiu com apoio do Fashion Trust Arabia ganhando o Debut Talent Prize, representando o Iêmen e a comunidade local em Sheffield, Inglaterra, onde vive. 

Juntando moda e ativismo político, Kazna coorganizou uma campanha beneficente para o Iêmen e a Palestina, arrecadando mais de 20 mil libras (cerca de R$ 120 mil) nos últimos cinco anos. Cria e produz camisetas cujas vendas já renderam mais de 6 mil libras (R$ 36 mil) para o Iêmen.

Devastação

Destruído pelo conflito entre rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, e uma coalizão chefiada pela vizinha Arábia Saudita, apoiada pelo Reino Unido e EUA, o Iêmen é um dos países mais pobres do Oriente Médio e Norte da África. Dos cerca de 280 mil mortos, cerca de 10 mil são crianças – que, quando sobrevivem, são frequentemente mutiladas.

É que, além dos bombardeios da coalizão, o Iêmen se juntou ao Iraque e Afeganistão no pódio de países com maior concentração por minas terrestres e outros explosivos mortais abandonados, reporta o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

#brpressconteudo #iemen #kaznaasker #londonfashionweek

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate