Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ilustração de Mervyn Peake para o Alice no País das MaravilhasIlustração de Mervyn Peake para o Alice no País das Maravilhas

Alice vai à guerra

(Londres, brpress) - Correspondente de guerra, ilustrador Mervyn Peake relata influência dos horrores em desenhos para Alice no País das Maravilhas em coleção da British Library. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – O correspondente de guerra, escritor, dramaturgo, poeta e ilustrador Mervyn Peake (1911-1968), um dos mais aclamados artistas britânicos, está sob os holofotes esta semana no Reino Unido. É que a British Library anunciou a aquisição da coleção completa de ilustrações de Peake para a edição de 1954 dos livros de Lewis Carroll Alice Através do Espelho e Alice no País das Maravilhas, cuja versão cinematógrafica de Tim Burton estreia em 21/04, no Brasil.

 O desenhos originais são quase góticos e, ao contrário da visão colorida em 3D da Disney para o filme de Burton, refletem a melancolia e devastação da Segunda Guerra – que Peake cobriu para a revista Leader, em 1945. Junto com as ilustrações, a BL adquiriu também cartas de Peake, enviadas à mulher e amigos durante suas reportagens na Alemanha, no período.

 “Agora sabemos de onde vêm o traço pesado, até mesmo assustador de Peake, para personagens de Alice como a Rainha de Copas”, diz a curadora para literatura moderna da BL, Rachel Foss. “Ele relata nitidamente os horrores da guerra e é claro que tais visões influenciaram seus outros trabalhos”, argumenta. Numa das cartas, ele descreve que “o terrível  bombardeio de Londres não é nada comparado à destruição e devastação de Colônia”.

 Pena

 Aproveitando o hype do filme de Tim Burton e para efeito de comparação, a BL não perde tempo e anuncia a inclusão de um desenho à pena de Peake para Alice, a ser aberta em maio, na Sir John Ritblat Gallery: Curiouser and Curiouser: The Genius of Alice in Wonderland.

 Em junho, todos os desenhos para as obras de Carroll estarão expostos na biblioteca da Universidade de Sheffield.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR

Comente agora