Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Bernardo Paz representa o Instituto Inhotim em Davos. theartnewspaper.comBernardo Paz representa o Instituto Inhotim em Davos. theartnewspaper.com

Inhotim na Suíça

(Davos, brpress*) – Instituto brasileiro participa de debate internacional sobre importância da cultura na transformação da sociedade, nesta quinta (27/01).
(Davos, brpress*) – Em paralelo à 41ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial ocorre a 4ª Mesa Redonda Filantrópica, promovida pelo empresário ucraniano Victor Pinchuk, que recebe o idealizador e presidente do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, nesta quinta (27/01). No evento, o brasileiro discute o apoio da arte contemporânea e o papel de filantropos na transformação da sociedade.

 A mesa redonda, presidida pelo escritor Paulo Coelho, fala sobre as atividades desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de inclusão, cidadania, arte e meio ambiente. Há a participação dos artistas Jeff Koons e Olafur Eliasson e da presidente do Museu de Arte Moderna do Qatar, Sheikha Mayassa no debate. 

 A experiência de Paz na criação de Inhotim e os motivos para fundá-lo também são abordados. “Com o tempo percebi que tudo que formei ao longo dos anos e que estava reunido em minha fazenda transcendia a posse individual e tinha um valor como conjunto de acervo botânico e de arte que deveria se tornar um patrimônio público”, conta.

 O local

 Em 2006, Inhotim – maior museu a céu aberto da América Latina, encravado  no município de Brumadinho (MG) – foi aberto ao público com seis galerias de arte contemporânea e uma coleção botânica. Quatro anos depois, o local tem 17 galerias, 100 hectares de área de visitação e a maior coleção de palmeiras do mundo, com cerca de 1500 espécies, além de mais de 500 mil visitantes.

 O instituto desenvolve programas para estudantes e professores das redes de ensino pública e privada, visando o uso da arte como leitura da contemporaneidade e à difusão de iniciativas na área ambiental.
 
 Os programas, que já receberam mais de 45 mil pessoas, oferecem a oportunidade de aprendizado fora do ambiente escolar e propõem a execução de projetos que envolvam professores, agentes comunitários e estudantes.

Investimento X retornou

 Bernardo Paz declarou, em entrevista à revista Veja, que investiu cerca de US$ 90 milhões no local. “As mães dos meus seis filhos querem me matar por enterrar todo o dinheiro deles aqui”, afirma. O empresário, que casou 6 vezes, tem 4 filhos e faz análise há 20 anos, aparentemente também se refugia dos problemas em Inhotim.

 Irmão de Cristiano Paz, ex-sócio do publicitário Marcos Valério (o operador do “mensalão”) na SMP&B e DNA Propaganda, ele tenta escapar das acusações de, supostamente, ter algum tipo de conexão com o esquema. Há alguns dias, o STF aceitou denúncia de lavagem de dinheiro contra seu irmão. Bernardo Paz diz que só viu Marcos Valério uma vez na vida e defende o irmão: diz que ele estava endividado quando vendeu 30% da sua agência.

 Casado com a artista Adriana Varejão, range os dentes com impaciência quando o comparam a Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco Santos e ex-mecenas. Fuma três maços de cigarros por dia.

(*) Com informações de O Estado de S. Paulo.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate