Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO – EquipamentosFOTO – Equipamentos

Cadeirinhas evitam danos

(brpress) – Lei vai tornar obrigatório, em 01/09, uso do equipamento para transporte de crianças nos carros, que deveria ser utilizado sem obrigatoriedade.

(brpress) – A partir de 01 de setembro, o uso de acentos especiais para crianças no banco traseiro dos carros, as cadeirinhas, será obrigatório em todo o Brasil. Além disso, regras para o transporte de crianças de até dez anos também foram estipuladas.

Os acidentes de trânsito são considerados a terceira principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade e de crianças entre cinco e 14 anos. Por isso, o uso da cadeirinha, segundo neurologistas, garante melhor proteção da cabeça e coluna vertebral, evitando maiores danos.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito apontam, entre 2000 e 2009, a morte de oito mil crianças em acidentes de trânsito.

Prevenção
 
Para o Dr. Francisco Sampaio Junior, neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, o uso da cadeirinha pode impedir danos irreversíveis às crianças em casos de batidas e arremesso no veículo.

“Caso sua coluna torácica seja afetada, a criança poderá ficar paraplégica, ou, então, tetraplégica, caso a colisão afete sua coluna cervical. Outros problemas graves como traumatismo craniano e variados tipos de sequelas, como déficit de memória, atenção ou concentração são apenas alguns dos problemas que é possível evitar utilizando as cadeirinhas corretas”.

De acordo com a nova legislação, cada faixa etária das crianças passa a trazer equipamentos obrigatórios para o uso. Por exemplo: bebês de até um ano precisam ser colocados em cadeirinhas na parte traseira do carro e viradas para o banco, de um a quatro anos somente cadeirinhas; crianças de quatro a sete anos devem ser colocadas em acentos de elevação sem encosto. Dos sete anos e meio aos dez, sempre no banco traseiro.

Punições

O uso dos equipamentos é obrigatório e a falta dos mesmos será considerada infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo até a solução do problema.