Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Maria Alice Poppe e Ricardo Duque em cena de Três Mulheres e um Café.Mauro Kury/DivulgaçãoMaria Alice Poppe e Ricardo Duque em cena de Três Mulheres e um Café.Mauro Kury/Divulgação

Um café com Pina Bausch

(Rio de Janeiro, brpress) - Três Mulheres e um Café, "conferência dançada" sobre pensamento da coreógrafa alemã, estreia nesta sexta (09/04).

(Rio de Janeiro, brpress) – Formando uma instalação, 30 cadeiras estão espalhadas pelo palco. Maria Alice Poppe dança de olhos fechados. O ambiente lembra Café Müller, de Pina Bausch, mas não é. Como um museu imaginário da recente história da dança contemporånea, o espetáculo homenageia a coreógrafa alemã (1940-2009). Trata-se do espetáculo Três Mulheres e um Café, que estreia nesta sexta (09/04), às 20h, na Sala Multiuso do Espaço Sesc.

O movimento da premiada bailarina Maria Alice Poppe não é interrompido somente pelas cadeiras. Textos da conferencista Thereza Rocha dialogam todo o tempo com a dança de Poppe e do ator Ricardo Duque. Em cena, Thereza Rocha discorre sobre temas caros à história e à estética da dança contemporânea, com tradução simultânea para a linguagem de sinais.

A montagem é resultado de um trabalho de colaboração entre a pesquisadora/diretora Thereza Rocha  e a bailarina/criadora Maria Alice Poppe, com direção da primeira. O projeto foi agraciado com o Premio Funarte de Dança Klauss Vianna/2008.

O projeto nasceu da longa colaboração que desenvolvo com a Maria Alice, com quem fui criando ‘afetos’ de dança que me influenciam como diretora e como pensadora da área. A ideia da montagem é fazer uma transcriação de Café Müller, obra pontual de Pina Bausch, de 1978. A partir do bordado minucioso da obra de Pina, tentamos abrir alguns pontos e bordar outros fios”, destaca a diretora.

     Thereza Rocha recortou parte das referências da sua dissertação de mestrado intitulada De Artaud a Pina Bausch: A História da Invenção de Um Novo Corpo, desenvolvida na Escola de Comunicação da UFRJ. “Este trabalho propõe uma forma de aproximar e esclarecer certos aspectos da dança contemporânea. Vez por outra, ouvimos do público o desejo de conversar sobre a realização do espetáculo. Aqui, a gente pode fazer isso em cena”, diz Maria Alice Poppe.

BOX – Prazer, Pina Bausch

(brpress) – Uma das maiores coreógrafas do século 20, a alemã Pina Bausch  (1940-2009) foi formada pela Folkwang School, em Essen, com o diretor e coreógrafo Kurt Jooss, considerado um dos precursores da dança expressionista alemã.

    Exímia bailarina, notabilizou-se pelo desenvolvimento de uma forte assinatura como criadora. Um teatro do movimento talvez possa ser o termo que bem defina o que ela inaugura na dança – uma linguagem a meio caminho entre o teatro, que excede as fronteiras da coreografia para alinhá-la, como encenadora, aos nomes mais importantes das artes cênicas do século 20.
 
    Tanztheater Wuppertal

    Bausch dirigiu a companhia primeiramente intitulada Wuppertaler Tanztheater, mais tarde mudando de nome  para Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, de 1973 a 2009, ano de seu inesperado falecimento.

    Algumas parcerias são importantes em sua trajetória, como aquela com o cenógrafo Rolf Borzig, seu marido até 1980, ano de  falecimento dele, com quem desenvolveu um conceito muito particular de relação entre corpo, tempo e espaço. Era a proposição do que ambos reconheciam como “a room to move”, ou seja, a ambientação do palco com toneladas de areia, dezenas de cadeiras espalhadas, um espelho d’água ocupando toda a cena.

    O bailarino Dominique Mercy foi outro parceiro de destaque no desenvolvimento de um novo estatuto para o intérprete de dança – o do bailarino-criador.

Sessões às sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Até 02/05. Ingressos: R$ 16, R$ 8 (idosos e estudantes), R$ 4 (comerciários).
 
Espaço Sesc – Sala Multiuso – Rua Domingos Ferreira, 160; (21) 2547-0156

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate