Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Família em Porto Alegre na virada do século 19 para o 20Família em Porto Alegre na virada do século 19 para o 20

FotoRio começa com cliques históricos

(Rio de Janeiro, brpress) - 5ª edição do evento apresenta obra do fotógrafo italiano Virgilio Calegari, registrando Porto Alegre na virada do século 19 para o 20.

(Rio de Janeiro, brpress) – A exposição do fotógrafo italiano Virgilio Calegari – Um Cavaliere entre Dois Mundos é uma das principais atrações do FotoRio 2011 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, cuja abertura acontece nesta terça (07/06), às 19h.

Concebida e coordenada por Milton Guran, a exposição faz parte da homenagem do FotoRio à Itália, que este ano celebra os 150 anos de sua unidade nacional. Com curadoria de Sinara Sandri e produção de Fernanda Chemale, Virgilio Calegari – Um Cavaliere entre Dois Mundos reúne 20 imagens em reproduções digitais sobre a sociedade e a vida urbana da capital gaúcha, durante a virada do século 19 para o século 20.

História visual

Esse conjunto, mostrado pela primeira vez no Rio de Janeiro, está organizado em três partes: Retratos, um verdadeiro inventário visual da sociedade da época; A Cidade, registro das grandes transformações que fizeram de Porto Alegre uma capital moderna e republicana e O Cronista, panorama dos usos e costumes dos principais acontecimentos da vida social da capital gaúcha.

O acervo pertence à Fototeca Sioma Breitman (Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo / Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

O fotógrafo

Virgilio Calegari nasceu em 1868, na cidade de Bérgamo, norte da Itália. Em 1881, a família imigrou para o Brasil. Diferente de boa parte da comunidade italiana, os homens da família Calegari não se tornaram agricultores.

Batista, Gualtiero e Guilherme trabalharam como cenógrafos, atores e pintores, e tiveram destaque na confecção de fundos paisagísticos utilizados em ateliês fotográficos. Júlio, o caçula, aprendeu o ofício aos 18 anos, trabalhando como ajudante do irmão, àquela altura um profissional já consagrado na capital.

Clicando tudo e todos

No início do século 20, Virgílio Calegari era o principal fotógrafo da capital gaúcha. Fotografou políticos, artistas, famílias ilustres e gente do povo com extrema cumplicidade, muito longe de uma intenção classificatória ou de um olhar sobre o exótico.

Publicou álbuns comemorativos, vistas e cartões-postais, mas esteve atento à cidade que desaparecia sob a ordem da adesão à modernidade.  Pelo destaque e notoriedade da sua produção artística, Virgílo Calegari foi feito Cavaliere pelo Rei Victor Emanuel, em reconhecimento ao valor que, em terras brasileiras, conferiu à cultura italiana.

FotoRio 2011

O FotoRio é um festival bienal que tem como objetivo dar visibilidade à fotografia como um bem cultural, através de exposições, projeções, palestras, seminários e oficinas temáticas. Além disso, é considerado o maior e mais significativo evento fotográfico na América Latina, com a particularidade de ser realizado por fotógrafos.

FotoRio 2011 homenageia a Itália, apresentando aspectos comuns da fotografia e da cultura ítalo-brasileira, expondo autores italianos que fotografaram o Brasil e vice-versa.

Visitação: De terça a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h às 21h. Até 17/07.

Grátis.

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25; (21) 2544-4080;www.caixacultural.com.br

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate